Termodinâmica

Termodinâmica

A termodinâmica, inicialmente, tinha por objetivo o estudo das transformações do calor em trabalho e o inverso. Atualmente, a termodinâmica envolve qualquer transformação de energia. As transformações de energia ligadas às transformações materiais como mudança de estado e reações químicas levam para a termodinâmica química. Assim a termodinâmica nas suas aplicações pertence à física bem como à química.

A termodinâmica trata dos movimentos (trocas, transferências) de energia, por exemplo mudanças de energia de um meio de reação no decorrer de uma reação química. Seu objetivo é de descrever e explicar o efeito da temperatura e da pressão sobre as propriedades de equilibro dos sistemas químicos e bioquímicos.


Primeira lei da termodinâmica
A termodinâmica trata da energia , por exemplo das mudanças de energia num meio no decorrer de uma reação química. Seu objetivo é de descrever e de explicar o efeito da temperatura e da pressão sobre as propriedades de equilíbrio dos sistemas químicos ou bioquímicos. As observações experimentais sobre a energia foram resumidas em três leis ou princípios, cuja aplicação permite de definir o estado de equilíbrio e a tendência de um sistema para evoluir espontaneamente na direção de seu estado de equilíbrio.

Leia também! Assuntos relevantes