Sucesso na Educação

Sucesso na Educação

Por

Por Cledir Rocha Pereira.
Atender e sanar dificuldades de aprendizagem é essencial na educação e em conjunto com a família, essa ação tem ainda mais valor. Só assim, trabalhando em equipe, a família pode perceber como ajudar no progresso na aprendizagem de seus filhos.

As dificuldades de aprendizagem, dentro do que nós especialistas em educação estudando, podem ter diferentes origens. Elas podem estar na própria criança ou adolescente que aprende: pode ser de origem biológica, funcional ou também que caráter emocional. Pode ainda estar fora do sujeito: uma questão relativa ao próprio meio, a própria metodologia que é utilizada para com o público escolar, etc.

Temos o compromisso de compreender as questões que envolvem a aprendizagem de nossos alunos, mas para isso, temos que ir a direção da forma de aprender dos pais desses. Temos que levar em conta essa realidade. Devemos abrir possibilidades para que os pais reflitam sobre suas próprias dificuldades em relação às dificuldades dos seus filhos e principalmente sobre as possibilidades de superação das mesmas. Assim, a escola se fortalece como um espaço de aprendizagem vívida, de pensamentos diversificados, ou seja um espaço onde se aprende a aprender.

Com esse (re)pensar, a instituição escolar como um todo e a comunidade terá um grande ganho. Todos serão beneficiados como essa relação. No momento em que a escola busca a família e esta se mostra disponível para pensar sobre as dificuldades de seus filhos, esta ação já esta contribuindo e muito para que sejam superadas as dificuldades. A partir dessa ampla integração  escola e comunidade  cria-se um ambiente ed confiança. De troca, de partilha, de busca, de estratégias novas, de entendimento, de respeito. Simples? Nada é simples, mas possível para a construção do sucesso na educação.

Cledir Rocha Pereira, Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS

Fonte:
Sucesso_na_educacao.doc

Leia também! Assuntos relevantes