Biografias

Silvio Santos

Silvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, um empresário brasileiro nascido no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930. Silvio Santos é um ícone da televisão brasileira, sendo considerado um dos homens mais ricos do país. Ele é proprietário do Grupo Silvio Santos, que conta com empresas como a Liderança Capitalização, o SBT e a Jequiti Cosméticos.

Senor Abravanel é filho de imigrantes judeus. Ele cresceu no Rio de Janeiro, onde trabalhou como camelô. A voz inconfundível de Silvio Santos o levou para um teste na Rádio Guanabara, onde ele foi contratado como radialista.

O poder de persuasão e o dom para a comunicação fizeram com que Silvio Santos se destacasse. Ele se mudou para São Paulo e começou a trabalhar em bares, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas de artistas.

Em seguida, Silvio Santos começou a trabalhar na televisão e adquiriu o Baú da Felicidade. Em 1976, Silvio começou a fazer programas na Rede Tupi. Já em 22 de outubro de 1975, o presidente Ernesto Geisel outorgou a Silvio Santos o canal 11 do Rio de Janeiro.

Em 1981, o empresário iniciou a criação do SBT, rede que se expandiu pelo Brasil. O empresário também teve passagens pela política. Em 1988, Silvio Santos lançou sua candidatura a prefeito de São Paulo e em 1989 tentou ser candidato à Presidência do Brasil.

Silvio Santos é casado com Íris Abravanel. Ele tem 6 filhas: Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Em 2006, Silvio afirmou que está preparando sua filha Patrícia Abravanel para sucedê-lo no SBT.