Ricardo Coração Leão | O Rei Guerreiro

Ricardo I, conhecido como Ricardo Coração de Leão, foi rei da Inglaterra, entre os anos de 1189 e 1199. Ele ficou famoso por sua coragem.

Ricardo Coração de Leão era filho de Henrique II e Eleonora da Aquitânia. Ele nasceu em Oxford, na Inglaterra, no dia 8 de setembro de 1157. Durante sua trajetória, também foi nomeado duque da Normandia.

Ricardo I morreu em Limousin, na França, em 6 de abril de 1199. Após sua morte, o trono inglês foi assumido por seu irmão.


Vida e fatos marcantes sobre Ricardo Coração de Leão

Ricardo I participou da Terceira Cruzada, que ocorreu entre 1187 e 1191. Neste período, ele já sabia que seu irmão queria tirá-lo do poder e assumir o trono da Inglaterra. Ricardo I acabou, então, capturado pelo imperador Enrique VI da Alemanha. Ele ficou em cativeiro na cidade de Durstein.

Rei Ricardo I

Com o pagamento de um resgate, Ricardo Coração de Leão voltou à Inglaterra. Sua bravura e coragem única nos campos de batalha deram a ele o apelido que ficou famoso durante seu poder no trono inglês.

Ricardo esteve envolvido em diversos conflitos, como as lutas para a conquista da Terra Santa, a Terceira Cruzada e a Batalha de Tours (França). O rei inglês conquistou o Chipre e as cidades costeiras da Palestina.

Ricardo I viveu um longo período na França. Durante uma luta na Normandia, ele acabou atingido por uma flecha e morreu no dia 6 de abril de 1199.

Pintura Rei Ricardo I

O trono inglês de Ricardo Coração de Leão durou dez anos. As principais realizações do seu reinado foram a ocupação da Sicília, em 1190; a conquista do Chipre, em 1191; e a vitória contra Saladino na Terceira Cruzada, em 1192.

Alguns historiadores acreditam que o rei Ricardo I tenha morrido por acidente. Relatos históricos indicam que um de seus arqueiros estava treinando o lançamento de flechas quando atingiu o rei. Coração de Leão morreu por conta de uma gangrena.

Curiosamente, o rei inglês foi imortalizado nos contos e lendas sobre Robin Hood. Ele já foi apresentado em diversos filmes.

Recentemente, estudiosos franceses realizaram uma análise dos restos mortais do coração do rei Ricardo I. Os pesquisadores descobriram como foi feito o embalsamamento do órgão do rei. O coração do monarca foi embalsamado separadamente e enterrado na catedral de Rouen. Seus outros restos mortais foram enterrados na Abadia de Fontevarud.

Leia também! Assuntos relevantes