Remédio caseiro do folclore

Remédio caseiro do folclore

Por

O folclore brasileiro reúne diversas manifestações populares e conhecimentos tradicionais dos povos do país. Esta tradição cultural da população conta com lendas, danças, festas populares e até remédios caseiros, conhecimentos que são transmitidos de geração para geração.

As receitas caseiras do folclore são baseadas em plantas, ervas, frutas e verduras típicas do Brasil. O conhecimento dos povos indígenas é fundamental para a conservação dos remédios caseiros.

O folclore tem uma presença forte e marcante na medicina alternativa. Muitas destas receitas folclóricas são atestadas pela população e também pelos médicos. As plantas medicinais fazem parte principalmente daquele conhecimento que vem das avós e que são passados para todas as pessoas.

Confira algumas receitas do folclore para doenças bastante conhecidas pela população:

1 - Folha de abacate – Pode ser usada para aliviar gases intestinais, problemas de rins, entre outras doenças. O chá da folha de abacate deve tomado de três a quatro vezes por dia, durante uma semana.

2 – Alho – O chá preparado com 3 dentes de alho é bom para curar Gripes.

3 – Gengibre – Este chá é eficiente contra asma e bronquite. A bebida pode ser adoçada com mel, e precisa ser tomada 3 vezes ao dia.

4 – Hortelã – A hortelã é boa contra verminoses. Ao tomar 1 xícara do chá preparado por infusão, os sintomas passam rapidamente.

5 – Manjericão – É eficiente contra vômitos, cólicas intestinais, diarréias, infecções das vias urinárias, problemas respiratórios e gripes. O chá deve ser tomado 3 vezes ao dia.

6 - Folha de maracujá – É boa contra inflamações cutâneas. As folhas do maracujá devem ser usadas em banhos de imersão.

As receitas caseiras de remédios são muito utilizadas pela homeopatia. A medicina alternativa é eficiente e mais econômica. Outros exemplos de remédios caseiros são: chá de boldo e carqueja para problemas do fígado; macelinha para males do intestino; arruda para limpeza do globo ocular; e folha de goiaba para desinterias.

Leia também! Assuntos relevantes