Religião na Região Sudeste

Religião na Região Sudeste

Por

O mapa religioso brasileiro tem uma participação importante da população da região sudeste, que abriga os maiores e mais populosos estados do país. De acordo com um levantamento do IBGE, a região sudeste continua abrigando mais católicos, mas tem visto uma grande expansão do segmento evangélico nas últimas duas décadas. Só para se ter uma dimensão dos números, nos últimos 10 anos, o Brasil ganhou mais de 16 milhões de novos evangélicos.

A região Sudeste do Brasil também tem relevância no crescimento da religião espírita no país. Dados recentes indicam que o sudeste teve um crescimento de 1 milhão de novos adeptos dessa religião.

Vale lembrar que o sudeste abriga as três metrópoles mais importantes do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A região conta com adeptos de praticamente todas as religiões existentes, com destaque para a católica, a evangélica, a espírita e a umbandista.

Os evangélicos do sudeste somam cerca de 25% da população. A maior concentração de evangélicos acontece principalmente no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Os católicos estão presentes com força no interior dos estados, principalmente em São Paulo e Minas Gerais. Já o espiritismo é praticado por 4% da população do sudeste, com grande concentração nas classes média e média-alta. A população espírita também ocupa o interior de Minas Gerais e São Paulo.

Por fim, as pessoas que se dizem sem religião correspondem a 8% da população do sudeste.

Leia também! Assuntos relevantes