Proteínas

Por

A proteína é definida como uma macromolécula. Ela é composta por cadeias lineares de aminoácidos e está presente nos seres humanos e em outros animais e vegetais.

As proteínas atuam em quase todos os processos celulares. Entre as funções que elas desempenham no organismo, podemos citar a replicação de ADN, o transporte das moléculas e a resposta a variados estímulos.

Além disso, as proteínas também desempenham importantes funções estruturais, com forte presença na composição dos músculos com a actina e a miosina. As proteínas também estão no citoesqueleto.


Características das Proteínas

As proteínas são diferenciadas por sua sequência de aminoácidos. Existem, basicamente, as proteínas simples, que são aquelas compostas apenas por aminoácidos; e as proteínas conjugadas, que apresentam cadeias polipeptídicas e grupo prostético.


Funções das Proteínas

As proteínas são muito importantes para o corpo humano. Elas ajudam a manter os órgãos e tecidos.

Existem proteínas de origem vegetal e animal. As que apresentam origem animal são aquelas que garantem os principais aminoácidos essenciais ao corpo humano, ou seja, a proteína animal é considerada mais completa.

As proteínas têm funções construtoras e reparadoras no organismo, como o crescimento dos cabelos e das unhas e a recuperação da pele. Elas agem na formação de hormônios, enzimas, músculos e anticorpos.


Proteínas no Organismo

Ao ingerir proteína, ela passa por uma quebra no processo de digestão para, então, ser e absorvida pelas células. Em seguida, elas são transformadas em aminoácidos que serão usados pelo corpo, de acordo com a demanda do organismo. Isso significa que as proteínas são essenciais em diversos processos. Elas garantem os aminoácidos que vão reparar e construir o corpo.

Alguns alimentos são ricos em proteínas e, por isso, são bastante consumidos por praticantes de musculação para acelerar o ganho de massa. As principais fontes de proteínas são: grão-de-bico, ovos, leite, carne magra, queijos, atum, peito de frango, sardinha, salmão, lentilhas, ervilhas, iogurte grego, entre outros.

Uma dieta rica em proteínas e água pode ajudar a emagrecer, mas é importante consultar um nutricionista para saber os valores nutricionais recomendados.

Leia também! Assuntos relevantes