Pronomes Demonstrativos

Você conhece os pronomes demonstrativos? Esses pronomes são muito empregados no dia a dia, mas nem sempre recebem a atenção necessária por parte dos estudantes.

Basicamente, os pronomes demonstrativos são os que indicam lugares ou posições. Eles são referentes ao local onde uma pessoa ou objeto se encontra.

Durante os diálogos, utilizamos os pronomes demonstrativos para indicar direções, localizações exatas de pessoas e coisas e posições diversas. A localização pode acontecer no tempo, no espaço e no discurso propriamente dito.

Os principais pronomes demonstrativos que conhecemos são: aquele, aquela, aquilo, aqui, ali, aí, entre outros. Confira detalhes!


Os pronomes demonstrativos do Português

Como já citado, os pronomes demonstrativos indicam uma posição no contexto. Essa posição pode ser representada em termos de espaço, tempo ou discurso.


Pronome Demonstrativo – No Espaço


Exemplos:
Comprei este caderno (o caderno que está aqui).
Comprei esse caderno (o caderno que está aí).
Comprei aquele caderno (o caderno que está lá).

Note a diferença no uso dos pronomes este e esse. O este localiza os seres em relação ao emissor; já o esse localiza os seres em relação ao destinatário.

Pronome Demonstrativo - No Tempo


Exemplos:
Este dia está quente (dia presente, hoje).
Esse dia foi quente (dia que passou, ficou no passado próximo).
Aquele dia foi quente (passado distante).

Os pronomes demonstrativos podem ser variáveis ou invariáveis. Os pronomes variáveis são: este (s), esta (s), esse (s), essa (s), aquele (s), aquela (s). Já os pronomes invariáveis são: isto, isso, aquilo.

Em alguns casos, o O (s) e o A (s) também aparecem como pronomes demonstrativos. Exemplo: não entendi o que explicaste. (o = aquilo).

Mais sobre os Pronomes Demonstrativos


1ª pessoa: este, esta, isto

2ª pessoa: esse, essa, isso

3ª pessoa: aquele, aquela, aquilo

Obs.: os pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo são usados para coisas e seres distantes da primeira e da segunda pessoa, ou seja, do emissor e do receptor.

Leia também! Assuntos relevantes