O conceito de Pressão, na física, expressa a relação entre força e área de distribuição. Trata-se de uma grandeza escalar que tem como objetivo mensurar a ação de uma ou mais forças em um mesmo espaço.

A pressão é considerada uma propriedade intrínseca, que está presente em qualquer sistema. Existem vários tipos de pressão, como a pressão da água, a pressão atmosférica, a pressão dos gases, entre outras.

A pressão é uma grandeza que pode ser quantificada, basta encontrar a razão entre força (F) e área (A) em uma determinada superfície. Os pesquisadores utilizam instrumentos específicos para medir a pressão, como o manômetro e o barômetro, por exemplo.


Unidade de pressão e informações importantes

Dentro do Sistema Internacional de Unidades, a pressão é calculada e apresentada na unidade N/m², que significa Newton por metro quadrado. Essa unidade também é conhecida e chamada de Pascal, uma homenagem a Blaise Pascal. Trata-se de um conceito extremamente importante para os estudos da hidrostática e de outras áreas da física.

Conheça a biografia de Blaise Pascal (1623-1662).

Basicamente, a pressão é a razão da força pela área, apresentada da seguinte maneira: “se uma força F exerce compressão sobre uma superfície, estando distribuída sobre uma área qualquer, a pressão (p), que é exercida pela força sobre a superfície, é: N/m2”.

Panela de Pressão

Vale lembrar que a unidade de força é Newton (N) e a unidade de área é m2. Sendo assim, temos que: razão entre força e área é igual a N/m2.

1 N/m2 = 1 pascal = 1Pa

Pressão = F/A, ou seja, força dividida pela área. A pressão também pode ser medida em bar, atmosfera técnica, atmosfera, torr e psi.

Na linguagem física, uma força, aplicada de forma perpendicular, a uma superfície é denominada pressão. Nesta expressão, a força é o módulo de intensidade.

A pressão é a grandeza escalar que surge com a razão de outras duas grandezas escalares: a força e a área. É importante ressaltar que, quanto menor for a área, maior será a pressão exercida pela força.

Leia também! Assuntos relevantes