Planejamento Escolar

O conceito de planejamento escolar está relacionado à atividade pedagógica e de pesquisa das metodologias de ensino. Na prática, o planejamento escolar é uma tarefa docente, que inclui a organização e a coordenação dos objetivos pedagógicos e didáticos dentro e fora da sala de aula.

O planejamento escolar é a primeira etapa do processo de ensino, e envolve uma série de programas, ações, pesquisas e reflexões sobre a transmissão do conhecimento para os alunos. Nas instituições de ensino, os professores e diretores costumam trabalhar com o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aulas.

O planejamento escolar é muito importante para o processo de ensino e aprendizagem. É este processo de planejamento que racionaliza as atividades escolares e determina a dinâmica do relacionamento entre professor e aluno.

Os principais elementos do planejamento escolar são: objetivos, conteúdos e métodos. O planejamento precisa fundamentar os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente, articular as tarefas da escola com o contexto social, determinar o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional dos professores, estabelecer objetivos, conteúdos e metodologias, atualizar conteúdos, facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático e garantir a plena formação dos estudantes.