Pensamento político antes de Maquiavel

Pensamento político antes de Maquiavel

Por

Antes de Maquiavel, a política era vista como um presente divino.

Antes de Niccoló Maquiavel divulgar seu pensamento político e filosófico, o Renascimento era marcado pela certeza de que o poder político era um presente divino e por teorias bastante semelhantes sobre o que era fazer política ou ser político. Nesse período as teorias políticas eram baseadas nas escrituras sagradas.

Maquiavel foi um dos maiores filósofos da história. Ele revolucionou a filosofia política, criando uma política fundamentada na prática e na experiência concreta.

Os pensamentos políticos de Maquiavel foram descritos na obra "O Príncipe", clássico da filosofia escrito em 1513 e publicado em 1532.

O livro "O Príncipe" apresenta uma análise do poder político dentro de um contexto de grandes transformações sociais pelo qual passava a Europa.

Ao contrário do que se acreditava como política antes de Maquiavel, quando as teorias focavam em Deus, na natureza ou na razão, o pensamento político do filósofo coloca a política como uma atividade humana marcada pela luta, pela conquista e pela manutenção do poder.

O filósofo mudou definitivamente o pensamento político contemporâneo e se consagrou como uma referência para conceituar a política. Maquiavel dividiu a teoria política em quatro partes: classificação dos Estados; como conquistar e conservar os Estados; análise do papel dos militares e conselhos aos políticos para manutenção do poder.

Leia também! Assuntos relevantes