Você já ouviu falar sobre o mito da caixa de Pandora? Essa história tem origem mitológica e retrata diversas narrativas dos gregos antigos sobre um titã chamado Prometeu e seu irmão Epimeteu.

Segundo o mito, os dois irmãos criaram os homens e os animais, dando a cada um deles um poder, como a coragem, o dom de voar, de caçar, de ter garras e dentes afiados, entre outros. A espécie humana teria sido criada por Prometeu a partir da argila.

Como foi o último ser criado, o homem ficou sem nenhum poder. Sendo assim, Prometeu resolveu dar um pouco de cada animal ao homem e o ensinou diversas coisas, como a domesticar animais, construir ferramentas e barcos, produzir remédios, escrever, cantar, interpretar sonhos e encontrar riquezas minerais.

Ao saber disso, Zeus ficou nervoso e resolveu se vingar de Prometeu e dos homens. A sentença de Prometeu foi ficar acorrentado a uma montanha pela eternidade e ter seu fígado comido por uma ave todos os dias. Durante a noite, o órgão se regenerava para que fosse comido novamente no dia seguinte.

Como castigo para os homens, Zeus pediu que o Deus das Artes, Hefesto, criasse uma mulher linda. Essa criatura recebeu de Atena o sopro de vida, de Afrodite a beleza e de Apolo uma voz doce e suave. Essa mulher perfeita recebeu o nome de Pandora.


A história de Pandora

Pandora foi até Epimeteu, que acabou encantado e com ela se casou, mesmo tendo sido alertado para não receber nada que viesse dos deuses. Pandora tinha uma caixa, que seria um presente de casamento para Epimeteu.

Essa caixa tinha todos os males que atormentam a humanidade, como as guerras e as doenças. Pandora abriu a caixa e espalhou os problemas pelo mundo, tendo prendido apenas a esperança em seu interior.

Esse mito representa o surgimento do bem e do mal. Diversas interpretações sobre essa história foram apresentadas ao longo dos séculos. Para a mitologia grega, Pandora foi a punição aos homens. Ela era a filha primogênita de Zeus.

Atualmente, a expressão caixa de Pandora é utilizada para referenciar alguma coisa que desperta a curiosidade, mas que não deve ser revelada.

Outros males que teriam começado a afligir a humanidade a partir da abertura da caixa de Pandora foram: o trabalho diário, a velhice, a loucura, a mentira e a paixão. A palavra Pandora significa a que possui todos os dons.

Graças ao fechamento da caixa, o castigo dos homens ficou restrito a sofrer os males, mas sem saber antecipadamente o que aconteceria. Dessa forma, os homens ficaram livres de viverem obcecados com a própria morte.

Assim como acontece com Adão e Eva na Bíblia, Pandora e Epimeteu condenaram a humanidade a viver uma existência cheia de males e sofrimentos.

Leia também! Assuntos relevantes