Os Deuses do Egito são divindades que fazem parte da mitologia do Egito Antigo. Esses seres eram espécies onipresentes, e que se transformavam, para que pudessem influenciar os elementos e controlar a natureza.

Existem diversos cultos e contos sobre os deuses do Egito e os mais conhecidos são os de Ísis e Osíris. Os egípcios acreditavam que eles povoaram todo o Egito, assim como também instruíram diversos camponeses com as técnicas de agricultura.


História da religião no Egito Antigo

A religião é algo que existia muito antes do Cristianismo. No Egito Antigo, todos que viviam na sociedade eram regidos por aspectos religiosos e existiam muitos deuses egípcios, que as pessoas rendiam adorações e eram devotos.

O próprio faraó, que era o nome dado aos reis do Egito Antigo, era considerado um deus vivo.

O povo da época já acreditava na vida após a morte, e foi por esse fator que existe uma preparação dos corpos depois que eles morrem, como a mumificação.

Diversos outros aspectos da vida dos egípcios eram regidos pela crença nos deuses, como a arte, a cultura, a caça e a agricultura.


A religião e o Egito Antigo

No Egito Antigo, a religião que predominava era a Politeísta, que significava que os egípcios prestavam culto para diversos deuses, com papeis e características diferentes. Esses deuses eram cultuados também fora do Egito, alcançando alguns lugares da Europa.

Os deuses egípcios têm muita coisa em comum com os homens: eles nascem, crescem, envelhecem, morrem, além de possuírem nomes, sentimentos e corpos que devem ser alimentados.

Entretanto, apesar de toda aparência humana, esses corpos escondem matérias preciosas, do qual o seu corpo é composto, possuem poder de transformação e suas lágrimas são capazes de fazerem nascer seres ou minerais.


Quais são os principais Deuses Egípcios?

Os principais deuses do Egito e seus significados são:

Deuses Egipcios

Rá-atum

Conhecido com Rá foi o principal deus entre os deus do Egito, pois é o responsável pela criação do mundo e representa o sol. Os antigos egípcios acreditavam que o faraó era a encarnação dele.


Set

Considerado o deus do caos, da escuridão e das guerras, tinha a forma de um porco-formigueiro, um animal raro do continente africano.
Segundo a mitologia, ele matou o seu irmão Osíris, mas acabou perdendo a sua supremacia no Egito para Hórus, seu próprio sobrinho.


Ísis

Era protetora e piedosa, era a irmão e a esposa de Osíris, e foi a última grande divindade entre os deus egípcios a ser adorada na Europa antes do Cristianismo se popularizar.

Segunda a mitologia, o Rio Nilo nasceu a partir das suas lágrimas, derramada quando o seu irmão Osíris foi morto por Set.


Osíris

Era considerado o descendente direto de Rá, era o filho mais velho do casal Geb e Nut. Foi o primeiro faraó do Egito. Depois que o seu irmão, Set tirar a sua vida, acabou se tornando o deus supremo e o juiz do mundo dos mortos.


Sekhmeth

Representada com a cabeça de uma leoa, a deusa era uma das filhas de Rá e tinha o reflexo do aspecto destrutivo do sol.
Segundo a mitologia, ela foi enviada pelo deus da criação para punir as pessoas que passassem a adorar um outro deus em forma de serpente.


Veja também:

A Origem dos Deuses

As Deusas do Olímpio

Os Deuses do Olímpio

Principais Deuses Indígenas

Leia também! Assuntos relevantes