O que é micologia?

O que é micologia?

Por

A Micologia é uma ciência que estuda os fungos e todas as suas propriedades. Essa é uma área importante da biologia. O termo micologia vem do grego, onde "mikes" significa cogumelo, e "logos" significa estudo. A ciência também é chamada de micetologia.

No estudo dos fungos, os biólogos analisam todos os organismos heterotróficos, como os cogumelos, as leveduras e os bolores, por exemplo. Os fungos fazem parte do Reino Fungi. Na micologia, estudam-se as propriedades dos fungos, como suas características bioquímicas e genéticas, suas aplicações em atividades humanas e sua taxonomia (classificação dos fungos).

Os profissionais que estudam o Reino Fungi são chamados de micologistas. Esses profissionais são graduados em biologia e especializados em fungos.

Na micologia, os biólogos estudam a alimentação dos fungos por matéria orgânica, sua capacidade de reprodução em ambientes úmidos e como os fungos podem prejudicar a saúde humana. Um tipo de fungo comum no corpo humano é a micose, uma espécie de infecção causada por fungos e que pode atingir os pés, a cabeça e as unhas. As micoses podem ser superficiais ou subcutâneas.

A micologia tem uma infinidade de fungos para estudar na natureza. Hoje, essa área é importante porque vários fungos são usados pelo homem, como o Penicillium chrysogenum, que é o fungo que foi usado pelo cientista Alexander Fleming para criar a Penicilina.

Leia também! Assuntos relevantes