O Modelo Iônico

O Modelo Iônico

Por

Todo modelo atômico apresenta uma combinação de átomos e elementos que dão origem às substâncias. No caso do modelo Iônico, existe uma ligação iônica como consequência da atração eletrostática entre íons e cargas opostas.
 
Nesse modelo, ocorrem mudanças de energia que acompanham a formação dos íons e as interações entre eles. Todo sólido iônico não se mantém unido por ligações entre pares específicos de íons. Ao contrário, todos os cátions interagem de certa maneira com todos os ânions, seja para repelir ou atrair.
 
O cristal é um exemplo de sólido com ligação iônica, unindo um conjunto de cátions e Ânions num arranjo regular.
 
O cloreto de sódio também é um exemplo clássico. Nele, os íons de sódio se alternam com íons de cloreto, apresentando íons de cargas opostas.
 
O modelo iônico apresenta não-metais e metais (Ametal + Metal). O termo ligação iônica diz respeito às forças eletrostáticas que existem entre íons de cargas de sinais contrários.
 
Os compostos iônicos são, em geral, sólidos Cristalinos, com altos pontos de fusão e ebulição, bons condutores de corrente elétrica e com alta solubilidade em água.

Leia também! Assuntos relevantes