O Cardápio Ideal na Idade Escolar

Crianças e jovens que estudam precisam de alimentação adequada

A quantidade de energia consumida pelo organismo infantil é enorme. E torna-se ainda maior quando a criança começa a frequentar a escola. É por isso que com a volta às aulas você precisa dispensar cuidados especiais à alimentação de seus filhos.Principalmente porque é a alimentação que produz crianças saudáveis, cheias de energia. E a energia é a grande responsável pelo bom rendimento escolar.

Todos os princípios nutritivos devem estar presentes nos cardápios para jovens de 6 a 18 anos, com atenção especial para as proteínas, porque sua falta reflete-se de modo negativo no desenvolvimento físico e intelectual de quem estuda.

Mas, quando se fala em proteína, não quer dizer que é preciso recorrer à carne de vaca todos os dias, principalmente a de primeira. As proteínas de origem animal encontram-se em outros alimentos de custo mais baixo. por exemplo, nos miúdos de vaca e de porco, na carne de frango, na carne de porco fresca e magra, no peixe fresco ou congelado, nos queijos. Os ovos também são muito indicados: além de proteína, eles contém ferro, que ajuda no combate à anemia. O leite também fornece proteínas para o organismo e pode ser ingerido de várias formas: através de iogurte, pudins, sorvetes e mingaus. Não se esqueça também do valor das proteínas vegetais, presentes nas leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, soja etc).

Em geral, as crianças e os jovens voltam para casa cansados e famintos. Então, o ideal é servir-lhes uma refeição completa com salada crua, vegetais cozidos, uma fonte de proteína animal (carne, ovos ou leite e derivados), uma fonte de carboidrato (arroz, macarrão) e frutas frescas. Mas não exagere nas quantidades e procure habituá-los a apreciar outros tipos de comida, como sopas, por exemplo.

Fonte: vitaminasecia.hpg.ig.com.br/cardapioideal.htm