Biografias

Niels Bohr (1885-1962)

Niels Henrick David Bohr nasceu no dia 7 de Outubro de 1885, em Copenhague, na Dinamarca. Ele foi um físico importante e possibilitou a ampliação do conhecimento sobre a estrutura atômica e a física quântica.

Bohr trabalhou com Joseph John Thomson e Ernest Rutherford. Em 1913, o físico apresentou uma aplicação para a teoria da quantificação dos elétrons, feito realizado a partir do modelo atômico de Rutherford. Niels Bohr ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1922, quando ele tinha apenas 37 anos de idade.

Bohr estudou na Universidade de Copenhague e realizou pós-doutorado na Inglaterra, onde escreveu uma tese sobre a teoria eletrônica dos metais. Ele também trabalhou na Universidade de Cambridge, no Laboratório de Cavendish.

Bohr fez parte da equipe de Ernest Rutherford, e foi apontado como a pessoa mais inteligente do grupo de trabalho. Niels Bohr se tornou popular por seu modelo atômico, que recebeu o nome de modelo de Rutherford-Böhr.

A teoria atômica de Bohr foi publicada em 1913. Niels Bohr encerrou sua vida profissional atuando como presidente da Academia de Ciências de Copenhague. O físico morreu em 18 de novembro de 1962, aos 77 anos de idade, vítima de trombose. Durante sua vida, Bohr foi um cientista que lutou contra o uso de armas nucleares.