Biografias

John Dalton (1766-1844)

John Dalton nasceu em Eaglesfield, na Inglaterra, no dia 6 de Setembro de 1766. Ele foi químico, meteorologista e físico, e se destacou por ter sido um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de átomos.

Dalton também foi um dos pioneiros no campo da meteorologia. Ele iniciou suas observações em 1787 e relatou sua pesquisa no livro “Meteorological Observations and Essays” (Observações e Ensaios Meteorológicos).

John Dalton descobriu que toda matéria era formada de minúsculas partículas e trabalhou em uma teoria atômica que lhe rendeu a Medalha Real da Inglaterra. John Dalton lecionou matemática, mas dedicou grande parte de sua trajetória aos estudos das reações químicas.

Em 1808, ele publicou o livro “Novo sistema filosófico da química”, onde defendia a existência dos átomos. John Dalton também foi o cientista que introduziu o conceito de massa atômica e analisou a visão das cores, criando o conceito de daltonismo, um tipo de deficiência visual que faz com que as pessoas não sejam capazes de distinguir algumas cores, entre elas o vermelho e o verde.

John Dalton faleceu em 27 de julho de 1844, em Manchester, no Reino Unido. Ele estava com 78 anos de idade.