O IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é um parâmetro que permite analisar a qualidade de vida em um país. Esse indicador apresenta uma média sobre a Renda Nacional Bruta Per Capita, o nível de escolaridade da população e as condições de saúde, levando em conta também a expectativa de vida.

Por meio destas análises, é possível chegar a uma média geométrica, que varia de 0 a 1, sendo 1 o melhor resultado do IDH. Esse estudo é feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), e avalia as condições de vida em todos os países do mundo, criando uma lista com as nações com os melhores e com os piores índices de desenvolvimento humano.


O IDH do Brasil

O Brasil vem perdendo posições na lista dos países com bom IDH. Há alguns anos, o país ocupava o 73° lugar no ranking mundial, mas, os dados recentes mostram que o Brasil tem mantido uma estagnação no índice, principalmente por causa dos vários problemas socioeconômicos e da crise que afeta a vida dos brasileiros.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), atualmente, o Brasil se encontra no 79º lugar no ranking de IDH, que conta com 188 países no total. Este dado foi divulgado em 2016.

O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) mostra que o Brasil não está mais avançando na melhoria da qualidade de vida da população. O índice, que é medido a cada ano, tem apresentado que os indicadores de renda, saúde e educação no Brasil não têm mudado de forma significativa.

A atual nota do Brasil no IDH é de 0,754, exatamente o mesmo índice que obteve no ano de 2014. Esta é a primeira vez desde 2010 que o Brasil não avança no ranking. Nações vizinhas ao Brasil, como o Chile, a Argentina e o Uruguai, apresentam melhor desempenho que o nosso país.


Objetivo do IDH

O IDH foi criado para estabelecer parâmetros de avaliação para o desenvolvimento de um país, deixando de lado a simples análise do crescimento econômico pelo Produto Interno Bruto (PIB), para considerar valores humanos de desenvolvimento, como a educação, a saúde e a expectativa de vida. Dessa forma, é possível ter uma visão global sobre a realidade de cada nação, levando em consideração sua condição social, o acesso da população a serviços públicos e aos direitos básicos, como educação e saúde.


Os melhores no ranking do IDH

Os países com as melhores classificações no IDH apresentam um nível de desenvolvimento humano muito alto. O topo do ranking é liderado por: Noruega, Austrália, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Cingapura, entre outros países desenvolvidos.

Leia também! Assuntos relevantes