Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai

Por

A Guerra do Paraguai foi travada contra Brasil, Argentina e Uruguai. Este foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul.

A guerra aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870, e iniciou-se com a invasão da província brasileira de Mato Grosso pelo exército do Paraguai, sob ordens do presidente Francisco Solano López.

O ataque paraguaio ocorreu após uma intervenção armada do Brasil no Uruguai, em 1863, que pôs fim à guerra civil uruguaia.

Solano López temia que o Império brasileiro e a República Argentina viessem a desmantelar os países menores do Cone Sul. Em 11 de novembro de 1864, o presidente do Paraguai prendeu o vapor brasileiro Marquês de Olinda, que transportava o presidente da província de Mato Grosso.

Seis semanas depois, o Paraguai invadiu o Mato Grosso.

Brasil, Argentina e Uruguai, que eram aliados, empreenderam uma luta armada contra o Paraguai e venceram a guerra após mais de cinco anos. Nesse período, o Brasil enviou cerca de 150 mil homens à guerra.

A estimativa é que, pelo menos, 50 mil brasileiros tenham morrido no conflito. Já as perdas humanas sofridas pelo Paraguai são calculadas em até 300 mil pessoas, entre civis e militares.

Autores afirmam que a derrota do Paraguai na guerra marcou a história do país de forma decisiva, tornando-o a nação mais atrasada da América do Sul.

Outro resultado da guerra para o Paraguai foi a perda de 40% de seu território para o Brasil e para a Argentina.

Juliana Miranda, Equipe do Grupoescolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes