Grupos Radicais e Terroristas

Grupos Radicais e Terroristas

Por

Por Professor Appio

1 - PERU
- SENDERO LUMINOSO

- MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO TUPAC AMAPU

Grupos radicais formados durante as ditaduras militares na América - Guerra Fria - que lutavam e lutam contra os governos peruanos apoiados pelos EUA. Sofreram duros golpes durante o governo Fujimori.


2 - COLÔMBIA
- FARC’S - ( FORÇA ARMADA REVOLUCIONÁRIA COLOMBIANA)
Grupos guerrilheiros, inicialmente de tendência marxista, que já ocupa 40% do território colombiano. Vinculados com o narcotráfico. Recentemente os EUA, interessados na região amazônica, investiram recursos no combate ao narcotráfico.


3 - LÍBIA
- HEZBOLAH

Grupo radical libanês que luta contra a ocupação israelense no sul do Líbano. Esse grupo é sustentado principalmente pela Síria - Grupo islâmico.



4 - FILIPINAS
- FRENTE MORO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL - ILHA DE MINDANAO Islâmicos tentando separar-se das Filipinas ( maioria católica). Desde 1972 ocorreram 120 mil mortes. Em 1996 é assinado um acordo de paz. A autonomia da ilha é reconhecida em 1989.

Combatentes continuam lutando contra as Filipinas em outro Grupo ( FMIL ) FRENTE MORO ISLÂMICA DE LIBERTAÇÃO.

- ABU SAYYAF "PAI DA ESPADA"
Grupo islâmico que recentemente seqüestrou 21 pessoas ( 10 turistas ) - ano 2000. Exigem a libertação de 3 muçulmanos presos nos EUA.



5 - IRÃ
- MUJAHEDIN KHALQ
Grupo de esquerda (comunista), no Irã, luta contra os xiitas do Aiatolá ( Guarda Revolucionária).

Perdem vários conflitos para o poder teocrático e apelam para o terrorismo, dentro do país, matando várias lideranças do governo.


6 - ÁFRICA DO SUL
- PAGAD

Grupo contra Gangsterismo e Drogas.



7 - FRANÇA
- ARMATA CORSA - ( FRENTE NACIONAL DA LIBERTAÇÃO DA CÓRSEGA - Ilha localizada no mar Mediterrâneo) Exigem maior autonomia e o reconhecimento da língua corsa como oficial.
Grupo separatista.




8 - TERRITÓRIOS PALESTINOS
- FRENTE DEMOCRÁTICA PARA A LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (FDLP)

- FRENTE POPOULAR PARA A LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (FPLP) Lutam a favor da criação do Estado da Palestina e contra a ocupação israelense na região.

- HAMAS - Grupo extremista contrário a existência do Estado de Israel e ao processo de paz entre árabes e israelenses. Foi criado em 1987 a partir da intifada ( revolta palestina contra a ocupação israelense). Grupo terrorista.

- JIHAD ISLÂMICA - Formado por jovens palestinos em 1980 no Egito. Grupo terrorista que visa impedir os acordos de paz entre a OLP (liderada por Yasser Arafat) e o Estado de Israel.




9 - ESPANHA
- ETA - ( PÁTRIA BASCA E LIBERDADE)

Grupo Basco fundado em 1959, que luta pela transformação do país Basco, que ocupa áreas da Espanha e da França, em Estado independente. Grupo terrorista.



10 - IRLANDA DO NORTE
- IRA - EXÉRCITO REPUBLICANO IRLANDÊS Organização católica, terrorista, da Irlanda do Norte, que começou a atuar nos anos 60. A Irlanda do Norte tem a maioria de protestantes ( 60% da população), que querem que a região continue ligada ao Reino Unido. Os nacionalistas, católicos, querem a reunificação com a Irlanda do Sul ( maioria católica). O IRA luta contra a ligação ao Reino Unido.



11 - SRI LANKA
- TIGRES DA LIBERTAÇÃO DO EILAM TÂMIL (LTTE) A história recente do SRI LANKA é marcada pelo confronto entre cingaleses e tâmeis. Governos consecutivos privilegiam os cingaleses em educação e no acesso a empregos públicos. Em 1956 o cingalês é declarado a língua oficial da região. As rebeliões Tâmeis se sucedem. O LTTE é um grupo radical que luta pela aceitação da minoria tâmil no Sri Lanka.


12 - EGITO
- GAMMAAT - I - ISLAMI

Grupo extremista islâmico, localizado na província de Asyut ( norte). Grupo fundamentalista e terrorista, luta contra os grupos de islâmicos moderados que governam o Egito.


13 - JAPÃO
- EXÉRCITO VERMELHO JAPONÊS

Grupo radical japonês que não aceita a derrota japonesa na 2ª Guerra Mundial. A mídia ocidental divulgou a notícia de que esse grupo teria assumido a autoria do atentado terrorista a Nova York, como vingança às bombas em Hiroxima e Nagazaki em 1945.


14 - SIRIA
- HEZBOLAH

Grupo radical libanês que luta contra a ocupação israelense no sul do Líbano. Esse grupo é sustentado principalmente pela Síria - Grupo islâmico.


15 - TURQUIA
- PKK - ( PARTIDO DOS TRABALHADORES DO CURDISTÃO ) Grupo radical que luta pela formação do Estado Curdo. Território que abrangeria áreas dos seguintes países: Turquia, Armênia, Iraque, Irã e Síria. Em 1999 foi preso o principal líder do PKK ( Abdullah Ocalan ).


16 - ITÁLIA
- BRIGADA VERMELHA - Grupo terrorista, comunista, que não concorda com os caminhos adotados pelo Partido Comunista Italiano, que inclusive, troca o vermelho, a foice e o martelo, pela rosa e as 15 estrelas, simbolizando os países da União Européia.
Em 1999, reivindica o assassinato de Massimo D'Antona, alto funcionário do Ministério do Trabalho. D'Antona era membro da DS (Democratas de Esquerda) ex-Partido Comunista.


17 - ISRAEL
- KACH

- KAHANE CHAI



18 - AFEGANISTÃO
- AL QAEDA - Seguidores de Bin Laden, acusado pela explosão de duas embaixadas americanas na África oriental ( Quênia e Tanzânia ) em 1998, matando 220 pessoas. Laden, assim como Sadam Hussen, também foi parceiro norte-americano no passado. Nos anos 80, Bin Laden e outros guerrilheiros islâmicos no Afeganistão, lutaram com dinheiro dos EUA, contra os soviéticos, que sustentavam o governo comunista no país.

O grupo AL Qaeda hoje é abrigado pelo regime Taleban.


19 - PAQUISTÃO
- HARAKAT UL-MUJAHEDIN
- HIZB UL-MUJAHEDIN
- JAMAAT UL-FUGRA
- LASHKAR-E-TOIBA



20 - ARGÉLIA
Depois do Golpe que bloqueou o processo eleitoral em janeiro de 1992 e da condenação da FIS ( Frente Islâmica de Salvação) à ilegalidade, a Argélia vive em guerra civil. Os movimentos islâmicos armados não cessam de multiplicar atentados e assassinatos. Em resposta o governo prende e executa os adversários.

O GIA ( Grupo Islâmico Armado ) luta contra a "fossilização" do poder, ou seja, contra o governo instituído.


21 - CAMBOJA
- KHMER VERMELHO - Grupo guerrilheiro que luta para desestabilizar os governos do Camboja.

Chegou a fazer parte de governos na década de 80.

Em 1999 os 4300 remanescentes do grupo rendem-se. Um acordo entre o Camboja e a ONU determina a criação de um tribunal para julgar os líderes do KHMER VERMELHO por crimes contra a humanidade.

IMPÉRIO KHMER - Monarquia absolutista que floresce entre os séculos IX e XII e ocupava a região onde fica atualmente a Tailândia, o Laos e o sul do Vietnã. Com as invasões vietnamitas e siamesas, os domínios Khmer acabaram nos últimos dois séculos se resumindo a região do Camboja. O Khmer Vermelho lutava para "resgatar" essa cultura.


22 - EUA
- SUPREMACIA BRANCA - Organizações paramilitares racistas de extrema direita que atuam nos EUA e defendem a "supremacia branca". Um dos seguidores dessa organização seria Timothy James McVeigh, responsável pelo atentado de Oklahoma, onde morreram 168 pessoas. McVeigh foi executado em julho deste ano.






AL-QAEDA
Grupo terrorista liderado por Osama Bin Laden, com tentáculos e movimentos aliados em diversas partes do mundo. Em árabe, significa "a base".


JIHAD
Embora traduzida geralmente como "guerra santa", muitos muçulmanos alegam que na verdade se trata de "um esforço para chegar a Alá". Guerrilhas utilizam versos que falam de jihad para justificar violência.


MADRASSA
Escola pública onde se ensina o Alcorão.


SHARIA
"O caminho". Designa-se os preceitos islâmicos. Os países fundamentalistas a aplicam com rigor. TALIBÃ

É formado por muçulmanos sunitas que, na década de 80 foram armados e treinados, com apoio do EUA, para se livrar da invasão soviética


ULEMÁ
Sábio da religião muçulmana, independentemente do poder político.


MULA
Na religião xiita, em vigor no Irã, é a pessoa que acumula poderes espirituais e religiosos. Está abaixo do aiatolá.


Fonte:
http://www.appio.org/GruposTerror.htm

Leia também! Assuntos relevantes