Fungos Venenosos

Fungos Venenosos

Por

Existem centenas de fungos no planeta, e alguns deles são comestíveis e outros podem ser mortais. Algumas espécies de fungos em especial, podem causar sérios problemas ou até a morte no caso de ingestão. O grande problema é que alguns fungos comestíveis são facilmente confundidos com fungos venenosos, como acontece com alguns cogumelos, por exemplo.

No mundo, existem cerca de 200 espécies de cogumelos venenosos, que podem provocar transtornos depois da ingestão. Isso acontece porque algumas espécies apresentam toxinas orgânicas, capazes de afetar e até destruir células do sistema nervoso central, dos rins e do fígado.

Os fungos venenosos são normalmente encontrados em florestas, bosques ou às margens de estradas. Alguns destes fungos apresentam, inclusive, a capacidade de envenenar insetos e animais.

É importante dizer que os fungos fazem parte do reino Fungi, que engloba cogumelos, bolores e leveduras. Esses fungos estão presentes em diversos tipos de ambientes e, muitas vezes, desempenham o papel de decompositores.

Alguns fungos conhecidos são os cogumelos Shiitake, Champignon e Shimeji, muito empregados na culinária, em pratos sofisticados e deliciosos. Contudo, também existem os cogumelos tóxicos e venenosos, como a Amanita muscaria, por exemplo. Essa espécie, em particular, pode provocar danos e alterações no sistema nervoso e, quando consumida em excesso, pode levar à morte.

Existem também os cogumelos classificados como alucinógenos, que acabam sendo muito utilizados por tribos indígenas e por grupos místicos em rituais. Esses fungos também podem ser prejudiciais à saúde humana, além de provocarem alucinações e delírios.

É fundamental que as pessoas não façam a ingestão de fungos encontrados em ambientes naturais sem terem conhecimento pleno sobre o tipo de espécie. Os cogumelos apropriados e seguros para o consumo são aqueles tradicionais, vendidos em feiras, armazéns e outros estabelecimentos confiáveis.

Leia também! Assuntos relevantes