Fascismo

Por

O fascismo foi uma ideologia política de um regime que surgiu e vigorou na Europa, entre 1919 e 1945. Esse regime é considerado de direita e apresenta como base o totalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo.

O fascismo foi o regime implantado por Benito Mussolini na Itália, durante o período do pós-guerra. Essa ideologia teve uma forte presença na Europa até a década de 1930, conquistando braços na Espanha e em Portugal.

Na Itália, o fascismo era dominado pelo nacionalismo e pela unidade de raça, língua, cultura e território. O regime foi adotado num momento em que o país vivia uma grave crise econômica. O líder político do país, Benito Mussolini, foi responsável por acabar com partidos de oposição e assumir o poder total em 1922.

O Estado fascista tinha raízes no corporativismo, no intervencionismo econômico e na expansão militar. O regime durou 21 anos na Itália, até 1943, quando Mussolini deixou o poder.

Durante esse tempo, o governo da Itália tinha como máxima a seguinte frase de Mussolini: “Tudo para o Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”.

Leia também! Assuntos relevantes