Pedagogia

Família e Escola: parceiros eternos

Por Cledir Rocha Pereira.
É importante que a família participe da construção do Projeto Político-Pedagógico da escola, atuando junto com professores na procura de um caminho para melhor informar e formar o cidadão no mundo de hoje. A comunidade escolar tem que estar atenta e participar com veemência de toda essa construção. Temos que nos conscientizar que a escola não tem como competência a transmissão do conhecimento e sim a construção desse, a formação de cidadãos e seus valores.

Com essa integração, se faz visível que a aprendizagem não se limita só em conteúdos escolares. Além de reuniões, encontros, festas, entre outras modalidades para alicerçar esse elo entre família e escola, nas próprias atividades em sala de aula é importante que o professor possa estar trazendo por meio dos alunos (depoimentos das famílias), para valorizar e fazer a criança sentir que a comunidade de origem a qual ela pertence tem saberes que são valorizados também pela escola. O saber da escola não pode rivalizar com o saber da família, mas se complementa-lo. Muitas vezes o professor “por não pertencer do cotidiano” não sabe mesmo da historicidade da comunidade e muitas vezes os pais de um aluno (por vezes analfabetos) tem esse saber. Essa troca só faz fortalecer as relações humanitárias entre todos, bem como o enriquecimento dos conhecimentos, em especial do professor.

Temos nessa dialética o verdadeiro processo da aprendizagem, pois os conhecimentos trazidos por essas famílias são coisas que não encontramos nos livros e esse aluno é valorizado no trazer um conhecimento que o professor não tinha. Claro que a família e a escola tem seus papeis e espaços diferenciados e por mais essa razão temos que aumentar ainda mais o préstimo dessa parceria. A escola tem que estar preparada para lidar com a complexidade promovida por essa vasta e interminável diversidade cultural. Assim, através dessa complexidade, a escola recebe o aluno na sua singularidade e junto a ele esta a família, a grande parceira para uma escola de sucesso.

Fonte:
Cledir Rocha Pereira, Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS.
cledir.hpg.ig.com.br/artigos/familia_e_escola_parceiros_eternos.doc