Ergonomia Infantil

A ergonomia é assunto importante para ser debatido dentro das escolas. O conceito de ergonomia diz respeito às formas e design dos móveis e objetos que são usados no dia a dia. Essa área busca o desenvolvimento de móveis confortáveis e fáceis de serem utilizados, sem que resultem em traumas físicos, lesões ou problemas de postura.

Na escola, a ergonomia infantil influencia muito a qualidade do aprendizado. É preciso que as crianças e os adolescentes se sintam bem e confortáveis durante o processo de construção do conhecimento. A ergonomia durante a infância é muito importante, pois influencia o desenvolvimento psicomotor do indivíduo.

Com cadeiras desenvolvidas com critérios de ergonomia é possível reduzir as chances de má postura e problemas de mobilidade entre os estudantes. Os móveis e aparelhos da escola precisam ser ergonomicamente adaptados às capacidades motoras da criança, sem gerar sobrecarga aos membros inferiores ou superiores.

No caso das pré-escolas, é fundamental a adoção de móveis em escala reduzida, que permitem que as crianças tenham mais liberdade de movimentação e fiquem protegidas contra acidentes e quedas. As escolas precisam ser ambientes adaptados para a infância, com mobília funcional, pisos antiderrapantes, proteção de portas e tomadas, móveis com cantos arredondados e materiais de fácil higienização.