Entendendo o Efeito Estufa

Entendendo o Efeito Estufa

Por

O efeito estufa é um processo natural de aquecimento do planeta Terra, mas que vem se agravando por causa da ação humana, com a poluição do ar e do meio ambiente em geral. O efeito estufa é intensificado principalmente pela queima de combustíveis fósseis, dando origem a um tipo de efeito estufa artificial, ou seja, provocado pelo homem.

Em seu processo natural e aceitável, o efeito estufa é um mecanismo que ajuda a regular a temperatura do planeta Terra numa média de 15ºC. Se o planeta não tivesse um efeito estufa natural, ele provavelmente seria muito frio, inviabilizando a vida de muitas espécies.

O que vem acontecendo nos últimos anos, mais precisamente desde a Revolução Industrial, é que as ações humanas têm tornado o efeito estufa mais intenso, fato que tem levado o planeta a aquecer mais do que o normal.

O efeito estufa está sendo potencializado pela queima de combustíveis fósseis, pelo aumento do número de indústrias e carros e pela poluição do meio ambiente. O aquecimento do planeta tem causado o derretimento intenso das calotas polares e o aumento do nível dos mares. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono são os grandes vilões do efeito estufa.

Caso o fenômeno não seja controlado, o futuro do planeta terá extinção de espécies vegetais e animais, derretimento de geleiras e alagamento de regiões litorâneas. Os desastres naturais, como tufões, furacões, maremotos e enchentes, também serão intensificados.

Leia também! Assuntos relevantes