Doenças que afetam o paladar

Doenças que afetam o paladar

Por

Existem várias doenças que podem atingir e afetar o paladar humano. As perturbações do paladar podem ter relação com problemas do olfato ou podem ter causas externas e genéticas.

As doenças que afetam o paladar causam grande desconforto, pois prejudicam a alimentação e impedem as pessoas de desfrutar da comida e da bebida. As papilas gustativas da língua são responsáveis por identificar o paladar. Alguns problemas que podem afetar essa capacidade são a afta, a herpes e o câncer de boca.

Outras doenças que afetam a saúde bucal podem estar relacionadas à falta de uma higienização adequada. A boca é um órgão complexo do corpo humano e está exposto diariamente a muitos processos infecciosos e traumáticos. Por isso, é extremamente importante cuidar da saúde bucal.

As doenças mais comuns que afetam a boca são a gengivite, a cárie e os tumores. Além disso, a boca pode sofrer lesões, inflamações e infecções crônicas que também podem afetar o paladar.

Os problemas que afetam a saúde bucal podem tornar os alimentos insípidos. Alguns problemas mais simples de saúde, como a gripe, por exemplo, também podem interferir na percepção do sabor dos alimentos.

A redução ou perda do sentido do paladar também pode ser consequência de problemas que afetam a língua, como boca seca, o tabagismo, a queimadura da língua e a paralisia de Bell, que é a paralisia de um lado da face.

As pessoas que sentirem qualquer alteração no paladar devem procurar um dentista para investigar as causas do problema.

Leia também! Assuntos relevantes