Câncer de boca

Câncer de boca

Por

Chamamos de câncer de boca o tipo de câncer que pode afetar a boca, a língua, o nariz e a garganta, composta pela faringe e pela laringe. A maior incidência dessa enfermidade é nas mulheres acima de 50 anos, na região da língua.

O desenvolvimento desse carcinoma está relacionado ao tabagismo e ao alcoolismo, por isso as mulheres fumantes que consomem bebida alcoólica regularmente têm mais chances de desenvolver o tumor se comparadas a outras pessoas.

Chamamos de carcinoma, o tumor em sua forma maligna, no entanto é comum a doença desenvolver-se a partir de uma lesão denominada pré-maligna, que se apresentam como pontos avermelhados ou esbranquiçados na pele.

Os principais sintomas podem ser facilmente confundidos com outras enfermidades, são eles: rouquidão, hemorragia nasal leve e ulcerações na mucosa da boca. Contudo, em seu estágio avançado, o câncer de boca compromete os gânglios do pescoço e pode realizar metástases, afetando outros órgãos, como pulmão, fígado e ossos.

O tratamento dos tumores localizados ao redor dos órgãos consiste na remoção cirúrgica seguida de radioterapia. Nos casos mais graves utiliza-se a quimioterapia. Em alguns casos específicos pode-se aplicar somente a quimioterapia, sem intervenção cirúrgica.

Normalmente o diagnóstico é feito através de exame clínico, laringoscopia, radiografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.

Leia também! Assuntos relevantes