Desmatamento

Por

O desmatamento é uma atividade que consiste em destruir áreas verdes, florestas e ecossistemas, derrubando árvores e criando espaços abertos para a exploração da terra para a pecuária, a agricultura e também para comercializar madeira e outras riquezas naturais. No Brasil, o principal alvo do desmatamento é a Amazônia. Segundo o instituto Imazon, em apenas um ano, o desmatamento na Amazônia aumentou mais de 200%. A observação sobre o desmatamento na Amazônia já acontece há mais de 20 anos.

Entre agosto de 2014 e fevereiro de 2015, foram derrubados 1.700 quilômetros quadrados de floresta nativa. Se essa tendência de aumento do desmatamento continuar, a floresta deve perder enormes áreas verdes nos próximos anos.

Os motivos do desmatamento da Amazônia são: expansão da pecuária, grilagem de terras e agricultura. As regiões mais atingidas são Mato Grosso, Pará e Rondônia. O estado que mais tem destruído a floresta é Mato Grosso.

Outras regiões do planeta também têm sofrido com o desmatamento, como as Filipinas, que têm uma taxa anual de desmatamento bastante alta. De acordo com o relatório Avaliação de Recursos das Florestas da FAO, as florestas tropicais do mundo são as mais agredidas.

No período entre 1990 e 2000, a taxa anual de desmatamento em todos os países foi de quatro milhões de hectares por ano. O estudo revelou ainda que a América Latina teve as maiores taxas de desmatamento anuais: 1,4 milhão de hectares por ano entre 1990 e 2000.

A Ásia tropical teve a segunda maior alta, 0,8 milhão de hectares por ano, liderada por países como Indonésia, Malásia, Camboja, Tailândia e Filipinas. As florestas da República Democrática do Congo e de Madagascar também estão entre as mais ameaçadas.

Leia também! Assuntos relevantes