Desertificação Brasileira

Desertificação Brasileira

Por

Além da seca, algumas regiões brasileiras também estão ameaçadas pela desertificação. Pelo nome, parece que elas vão se transformar em desertos, certo? Não é bem assim. O que acontece é um processo em que o solo de determinados lugares começa a ficar cada vez mais estéril. Isso quer dizer que a terra perde seus nutrientes e a capacidade de fazer nascer qualquer tipo de vegetação, seja florestas naturais ou plantações feitas pelo homem.

Sem vegetação, as chuvas vão rareando, o solo vai ficando árido e sem vida, e a sobrevivência fica muito difícil. Os moradores, agricultores e criadores de gado geralmente abandonam essas terras e vão procurar outro lugar para viver.

Por que a desertificação acontece? A ação do homem é a principal causa. A poluição do solo, o excesso de fertilizantes e a mineração vão agredindo a terra, atrapalhando o ciclo de renovação da vida. No solo sem nutrientes não cresce a vegetação, o que causa um grande desequilíbrio na natureza.

AGRICULTURA ESPERTA
Formas erradas de fazer agricultura também podem fazer a terra sofrer com o processo de desertificação. Quando o homem planta sempre a mesma coisa em um terreno, o solo vai se esgotando. Uma plantação de feijão suga sempre as mesmas substâncias da terra. A mesma coisa acontece com as plantações de milho, de arroz, de soja, de verduras.

O jeito certo de evitar que o solo se esgote é usar a rotação de culturas. Quer dizer: de tempos em tempos, trocar o tipo de plantação. Ou então praticar uma agricultura combinada: plantar duas coisas juntas. Com milho e feijão dá pra fazer isso. Isso é que é agricultura esperta!


SAI PRA LÁ, SERRA ELÉTRICA!
O desmatamento também causa desertificação. No Brasil, o desmatamento do Cerrado e Caatinga ameaça alguns lugares de Minas Gerais e do Nordeste.

Nesses lugares, os fazendeiros não só derrubam árvores como também queimam a vegetação (as famosas queimadas) para plantar grama e criar gado. E quem sofre é o solo.

Existem cidades nordestinas que já são consideradas áreas de desertificação. São elas: Irauçuba (CE), Seridó (PB), Equador (RN) e Cabrobó (PE).

Uma das maneiras de recuperar a terra é recultivar as plantas e árvores que existiam ali antes de serem retiradas pelo homem. A vegetação nativa é o que mantém a saúde da terra e de tudo que depende dela: os ciclos das chuvas , as plantas e os animais.


Leia também:
Desertificação. A face desumana das variações climáticas, artigo de Carol Salsa.


Fonte do texto:
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/desertificacao.htm


Fonte Imagem:
http://www.ecodebate.com.br/foto/36.jpg

Leia também! Assuntos relevantes