Cronologia da Civilização Grega

Cronologia da Civilização Grega

Por

A civilização grega passou por diversas fases que determinaram a cultura e o território desse povo.

A Grécia Antiga é resultado do encontro de povos originários da península Balcânica, vindos do norte, das planícies eurasianas e dos indo-europeus. A região foi inicialmente habitada por possuir um clima ameno e um céu sempre azul.

A Grécia teve várias civilizações e mudanças ao longo de sua história. Abaixo você vai encontrar uma cronologia com as principais civilizações e períodos da Grécia:

Período Pré-Homérico – Foi o período no qual ocorreram as invasões dos povos indo-europeus à Ilha de Creta e à região da Hélade. Esse momento foi marcado pela miscigenação, pela mudança de hábitos e da cultura. Essa foi a fase prematura da história da Grécia Antiga.

As invasões desse período aconteceram em torno de 1400 a.C., quando os aqueus dominaram a cidade de Knossos e fundaram a cidade de Micenas. A dispersão populacional e a colonização dessa fase é chamada de Primeira Diáspora Grega.



Período Homérico – foi uma nova fase de estruturação da sociedade grega. Aconteceu como consequência da invasão dos dórios. O novo povo destruiu a estrutura comercial existente e a cultura estabilizada. A invasão resultou em novas colônias gregas e novos territórios.

Esse período da história da Grécia Antiga recebe o nome Homérico em homenagem ao poeta Homero. A organização econômica e social desse período não foi capaz de resistir por empregar técnicas arcaicas que levaram a sociedade a ficar fragmentada.



Período Arcaico - No período arcaico acontece o processo final das transformações das comunidades gentílicas gregas. Nessa fase, os gregos deixam de adotar o uso coletivo da terra e começam a aparecer dentro dos genos uma classe de proprietários de terra: a chamada classe aristocrática.

Nessa época, a hegemonia política dos eupátridas e o aumento da população marcaram a civilização grega. Muitas populações ficaram excluídas nessa fase.

Nesse momento houve a migração das populações gregas para outras regiões, fato que ficou conhecido como Segunda Diáspora Grega, ocorrida em 750 a.C.

Nesse período também há o surgimento de diferentes cidades-Estado, como Esparta e Atenas.



Período Clássico - Também é chamado de “Período das Hegemonias”. Nessa fase acontece o revezamento de soberania entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. Essa fase da Grécia Antiga aconteceu entre os séculos VI e IV a.C.

Foi um momento de glórias para os gregos, mas também de muitas guerras. O Parthenon é um dos monumentos mais importantes do Período Clássico da Grécia.



Período Helenístico - A partir do ano 350 a.C., uma nova civilização com importância política e militar começou a surgir na Grécia. O rei Alexandre, o Grande, expandiu os domínios macedônicos até a Ásia Menor e dominou vários territórios. Esse período da história ficou conhecido como mundo helenístico.

O imperador Alexandre mesclou valores ocidentais e orientais e definiu a cultura helenística. Uma ação desse período foi a construção da cidade de Alexandria, no Egito.

Depois de 323 a.C., com a morte de Alexandre, a unidade territorial do império foi perdida. No período helenístico houve uma grande difusão da civilização grega na área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. A cultura grega chegou a vários territórios durante essa fase.

Esse foi o tempo de Euclides e Arquimedes. O helenismo marcou um período de transição para o domínio de Roma.

Leia também! Assuntos relevantes