Conheça os principais vulcões ativos do Planeta

Conheça os principais vulcões ativos do Planeta

Por

A imprensa só noticia a atividade de um vulcão quando ela interfere no cotidiano da humanidade. Funciona dessa maneira por causa de uma regra básica que define a importância da notícia: o fato só é importante a ponto de ser difundido se fizer parte do cotidiano de um grupo. Caso contrário, não é notícia.

Por isso que poucos sabem que existem ativos no mundo cerca de 500 a 600 vulcões. A maioria deles está distante do ser humano, ou, se não tão distante, o suficiente para que haja segurança. A América do Sul é o continente que possui o maior número de vulcões ativos do mundo: são quase 200.

Entre os vulcões mais importantes do planeta em atividade estão:

Monte Ruapheu – Nova Zelândia, White Island – Nova Zelândia, Vesúvio – Itália, Teide – Espanha, Tambora – Indonésia, Shiveluch – Rússia, Paricutin – México, Pacaya – Guatemala, Ojos del Salado – Argentina, Nevado del Ruiz – Colômbia, St Helens – Estados Unidos, Mauna Loa – Estados Unidos, Llullaillaco – Chile, Krakatoa – Indonésia, Kilauea – Estados Unidos, Vulcão del Fuego – México, Etna – Itália, Cotopaxi – Equador, Colima – México, Chimborazo – Equador, Bromo – Indonésia, Alicudi – Itália.

No Brasil, há um vulcão no arquipélago Fernando de Noronha, porém inativo.

Recentemente, o vulcão chileno Puyehue entrou em atividade e ternou um caos a vida em algumas cidades próximas, além de prejudicar o tráfego aéreo entre Brasil, Argentina e Uruguai. A ciência ainda não consegue prever com exatidão a erupção vulcânica. E outro fato importante é que especialistas divergem sobre o tempo de vida de um vulcão e quantas vezes em sua vida ele pode entrar em atividade. Alguns acreditam que todos estão “dormentes” e que podem despertar a qualquer momento. Eis a natureza, que é surpreendente e foge do controle humano.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes