Colonização mercantilista

Colonização mercantilista

Por

Durante a época das grandes navegações, Portugal conquistou expansão comercial, principalmente depois de descobrir as terras brasileiras. Ao chegar ao Brasil, os portugueses buscavam apenas as riquezas da nova terra, sem a pretensão de formar uma colônia de povoamento.

No início, a colônia de exploração buscava expandir o mercantilismo da monarquia portuguesa, garantindo uma balança comercial favorável para Portugal, o monopólio e o protecionismo na importação de mercadorias. Os portugueses, na verdade, pouco se interessaram pelo Brasil no início da colônia de exploração. Eles viam o pau-brasil como o único produto de valor comercial das terras brasileiras.

Com o tempo, os franceses começaram a cobiçar a matéria-prima, e a concorrência entre os portugueses e os franceses acabou acelerando o processo de povoamento do Brasil. A partir de 1530, a exploração de pau-brasil deixou de ser lucrativa por causa do esgotamento das florestas. Dessa forma, os portugueses deram início à colonização mercantilista, que tinha o objetivo de desenvolver a economia e o comércio da metrópole.

Podemos dizer que o início da colonização brasileira se deu entre os anos de 1530 e 1580. Foi exatamente em 1530, que a posição de Portugal em relação ao Brasil mudou radicalmente, quando os portugueses perceberam que só manteriam a posse das terras caso criassem núcleos permanentes de povoamento no país.

Com a colonização mercantilista, a coroa de Portugal tinha a intenção de encontrar riquezas minerais no Brasil. A primeira grande atuação portuguesa no país foi com a produção de açúcar, graças às condições climáticas do Brasil. Depois dessa primeira empreitada, o açúcar se tornou uma das especiarias mais valorizadas do mercado europeu.

Sendo assim, podemos concluir que, depois de 1530, Portugal iniciou uma ocupação efetiva das terras brasileiras, com o suporte da expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza e com a divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias.

Leia também! Assuntos relevantes