Caxemira

É uma região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia e o Paquistão. Uma parte foi anexada pela China.

O termo "Caxemira" (pode significar, "terra sem água" ou terra desidratada, Ká = água e Shimeera = secar) descrevia historicamente o vale ao sul da parte mais ocidental do Himalaia.

Politicamente, no entanto, o termo "Caxemira" descreve uma área muito maior, que inclui as regiões de Jammu, Caxemira e Ladakh.


Índia e Paquistão lutam pela soberania. Os motivos são: Religião, Estratégicos(região montanhosa) e econômico.

ÁREA EM CONFLITO
Encravada entre Índia , Paquistão e China, junto da cordilheira do Himalaia, a região é foco de tensão geopolítica desde o final da década de 40.

CRONOLOGIA DO CONFLITO
1947 - Depois da independência do subcontinente indiano (era colônia britânica), são criados os dois paises - Índia e Paquistão. Marajá hindu contraria o Paquistão incorporando Caxemira á Índia, levando á guerra de 1947 á 1948.

O conflito termina com a divisão da Caxemira: Um terço fica com o Paquistão e o resto com a Índia.


1962 - A China conquista um trecho de Jammu e Caxemira, até hoje reivindicado pela Índia. Novo conflito entre Índia e Paquistão em 1965 não traz modificações territoriais na Caxemira.


DÉCADA DE 80 - Fortalece-se a guerrilha na Caxemira indiana. A Índia não admite ceder territórios nem concorda em realizar um plebiscito.


1999 - Surge uma esperança. Em fevereiro de 1999, Índia e Paquistão assinaram a Declaração de Lahore, que apontava a solução da disputa pela Caxemira.


Atualmente a situação da área continua tensa - além do conflito com o Paquistão, existe atualmente um forte movimento pró-independência na Caxemira.


Fontes:
Créditos da Imagem - http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/images/mapa-caxemira_270.gif
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caxemira
http://www.netvestibulando.hpg.ig.com.br/caxemira.htm

Leia também! Assuntos relevantes