O que é o TNP - Tratado de Não Proliferação Nuclear?

O que é o TNP - Tratado de Não Proliferação Nuclear?

Por

O TNP - Tratado de Não Proliferação Nuclear é um acordo que impõe restrições às grandes potências mundiais com relação ao desenvolvimento de armas nucleares.

O tratado foi firmado em 1967 e legitimou a posse de armas nucleares pelos Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China e tentou evitar que outras nações desenvolvessem esse tipo de tecnologia.

O TNP foi o resultado de uma barganha diplomática, ou seja, um acordo foi firmado para garantir que países abririam mão do acesso a armas nucleares em troca do desarmamento progressivo das grandes potências. Além disso, as nações que aceitavam desistir da produção de armas nucleares ganhavam o direito de receber a transferência de energia nuclear para fins pacíficos.

O TNP acabou dividindo o mundo em dois grupos: os "que têm" e "os que não têm" armas nucleares.

As restrições do TNP têm sido aceitas voluntariamente por muitos países. O Brasil assinou o tratado em 1992, ao perceber que a posse de armas nucleares não traria vantagens ao país.

Segundo o tratado, os países que insistirem em desenvolver armas nucleares estarão sujeitos a restrições às importações de certos materiais e equipamentos e medidas retaliatórias de maior ou menor intensidade, como aconteceu com Iraque, Líbia, Irã e Coréia do Norte.


Fonte da Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:NPT_Participation.svg

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes