Arcadismo no Brasil

Arcadismo no Brasil

Por

O Arcadismo no Brasil foi um movimento literário que começou em 1768. O primeiro livro dessa escola literária foi lançado no país com o nome “Obras”, de autoria de Cláudio Manuel da Costa.

O arcadismo se fez presente na cultura brasileira no momento em que Portugal ainda estava em plena exploração da colônia. Nesse período histórico, a economia do Brasil estava fortemente voltada para a busca e exploração do ouro.

A mineração era forte principalmente na região de Minas Gerais. Entretanto, com o passar dos anos, as reservas de ouro começaram a ficar escassas, ao mesmo tempo em que Portugal cobrava altos impostos dos colonos.

Com um desejo intenso dos brasileiros de acabarem com a exploração de Portugal, surgiram os ideais revolucionários, que tinham influência da Revolução Francesa. O Brasil passou a concentrar um movimento de pessoas que defendia a liberdade do país.

A influência arcadista foi vista, por exemplo, na Inconfidência Mineira, movimento que reuniu diversos escritores árcades, como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa. Todos os escritores árcades defendiam uma vida simples e a valorização da terra e da natureza.

Principais escritores do Arcadismo no Brasil

O Arcadismo contou com renomados autores, entre eles: Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga, Basílio da Gama, Silva Alvarenga e Frei José de Santa Rita Durão. Os escritores tinham uma tendência a seguir os modelos culturais da Europa. Eles deixavam de lado a estética barroca para desbravar novas linguagens.

O arcadismo seguiu como tendência literária no Brasil até o ano de 1836, no início do Romantismo. Apesar de inspirados pela realidade europeia, os escritores árcades também se interessavam pelas dificuldades da colônia.

Características do Arcadismo no Brasil

As principais características do Arcadismo no Brasil foram: influência dos ideais iluministas, a busca pela independência do Brasil, as inovações políticas, a sátira, a valorização da natureza e da vida simples. O principal reduto dos escritores do arcadismo foi Vila Rica, hoje chamada de cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

O nativismo foi um perfil marcante da literatura e da poesia do Arcadismo no Brasil. Os elementos indígenas e a valorização do índio também foram destaque no período.

Leia também! Assuntos relevantes