Pedagogia

Aprendizagem lúdica

A aprendizagem lúdica tem encontrado cada vez mais espaço nas salas de aula, principalmente da educação Infantil, fase da vida escolar em que as crianças gostam de brincar e jogar. A educação infantil, bem como as séries iniciais do ensino fundamental, têm o objetivo de promover o desenvolvimento social e emocional da criança e, por isso, é importante que o professor esteja preparado para trabalhar esses aspectos de forma lúdica.

Durante as fases de letramento e alfabetização, o professor deve incentivar visitas à biblioteca, leitura de livros e histórias, e atividades que envolvam música e os sons das palavras. Isso é trabalhar o lúdico a partir das brincadeiras, da imaginação e da espontaneidade das crianças.

As atividades de expressão lúdico-criativas chamam a atenção das crianças e garantem melhores resultados na aprendizagem. Essas atividades também podem contribuir para o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças.

Para a estudiosa Amarilha, “na verdade, a atividade lúdica é uma forma de o indivíduo relacionar-se com a coletividade e consigo mesmo. ” (1997:88)

As atividades lúdicas podem envolver sons, objetos, cores, espaços, músicas, cheiros, tato e interações. Esse tipo de atividade enriquece a prática pedagógica, pois mostra-se desafiadora, dinâmica e prazerosa.

Além de estimular a curiosidade, as atividades lúdicas também trabalham a autoconfiança e a autonomia dos alunos, favorecendo a saúde física, emocional e intelectual dos pequenos.

Assim, é fundamental que o professor esteja preparado para empregar dentro da sala de aula jogos, estórias, peças de teatro e outras atividades lúdicas que possam contribuir com o desenvolvimento dos alunos.