Angina

Por

A angina é caracterizada por uma dor ou desconforto torácico. Essa sensação pode se manifestar após esforço físico intenso, como na prática de exercícios, por exemplo.

A dor torácica é conhecida como angina estável. Ela surge porque o coração é um órgão muscular que precisa de oxigênio e nutrientes para funcionar adequadamente. Em condição de isquemia, quando a oferta de oxigênio é menor do que a de costume, o paciente sente uma dor que serve como um aviso de que existe um desequilíbrio no organismo.

A angina (angina pectoris) acontece por causa do estreitamento das artérias que levam o sangue ao coração. Com menor irrigação sanguínea, ocorre uma deficiência de nutrientes e oxigênio no órgão, o que resulta em uma sensação de pressão no peito.

Essa dor costuma ser mais intensa durante o esforço físico, e diminui quando a pessoa está em repouso. Segundo os médicos, a dor da angina pode ser maximizada pelo estresse emocional e por outras condições físicas.

A angina é tratada com medicação, mas, em alguns casos, é necessária a indicação de um procedimento cirúrgico, como a angioplastia, que é a introdução de um balão inflado nas artérias para desbloquear a passagem do oxigênio e dos nutrientes.

Para evitar essa dor no peito, as pessoas devem abandonar o tabagismo, manter uma vida saudável, perder peso, praticar exercícios físicos com regularidade, controlar o estresse diário, manter a pressão arterial em níveis normais, beber com moderação, comer menos e evitar a exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas.

Procure um médico e faça uma avaliação da sua condição física, buscando a indicação correta da medicação contra a angina. Viva uma vida tranquila e saudável e evite o sedentarismo! Lembre-se que a prevenção é o melhor caminho sempre.

Leia também! Assuntos relevantes