Afonso Pena

Por

Afonso Pena foi presidente do Brasil. O político nasceu na cidade de Santa Bárbara, no Estado de Minas Gerais. Ele estudou no Colégio de Caraça e se formou advogado pela Faculdade de Direito de São Paulo.

Afonso Pena iniciou sua trajetória política ao ser eleito deputado pela província de Minas Gerais. O político foi escolhido 4 vezes para exercer o cargo de deputado da Câmara Geral, pelo Partido Liberal.

Afonso Pena também comandou o Ministério da Guerra, da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e da Justiça, e foi Governador de Minas Gerais. O político foi eleito presidente do Brasil duas vezes. Um dos mandatos começou em 15 de novembro de 1906 e durou até 14 de junho de 1909.

Afonso Pena também foi um dos fundadores da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, instituição da qual foi diretor. Durante seu governo como presidente, Afonso Pena estimulou a imigração e realizou um bom programa ferroviário.

O presidente também criou o Serviço Geológico e Mineralógico para pesquisar e explorar as riquezas minerais do Brasil. Afonso Pena morreu em 14 de junho de 1909, antes de terminar seu mandato. Ele faleceu no palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

Leia também! Assuntos relevantes