A Importância das Vacinas

A Importância das Vacinas

Por

A vacinação é uma das medidas mais eficazes na proteção contra diversos tipos de doenças. Desde que a vacinação começou a evoluir, várias doenças foram controladas, garantindo mais longevidade para a população mundial.

As vacinas são importantes porque garantem total prevenção contra patologias que antes eram responsáveis por epidemias e grande mortalidade. O papel da vacina é promover saúde e bem-estar, protegendo os seres humanos desde a primeira infância.


Vamos entender o papel das vacinas

As vacinas são medicamentos que agem para impedir a manifestação das doenças, ou seja, elas combatem os agentes transmissores e criam uma proteção no sistema imunológico, com o estímulo à produção dos anticorpos. O objetivo é tornar o indivíduo imune às doenças.

Uma das evoluções mais importantes na área da vacinação aconteceu em 1960, quando foi criada a vacina contra Paralisia Infantil. No Brasil, a vacinação foi implantada no século XX.

O papel da vacina é proteger toda uma sociedade contra doenças que poderiam oferecer riscos à saúde. Atualmente, o Ministério da Saúde do Brasil possui um dos melhores programas de imunização do mundo.


Calendário de Vacinação no Brasil

A vacinação ajuda a controlar e erradicar doenças. O Brasil oferece mais de 300 milhões de doses de vacinas por ano para sua população, sendo que 96% das vacinas disponíveis são oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente.

As vacinas são essenciais na infância, mas adultos e idosos também precisam se proteger. Entre as vacinas disponíveis estão doses contra a gripe, pneumonia, tétano, rubéola, difteria, coqueluche, poliomielite, febre amarela, entre outras.

Manter a caderneta de vacinação em dia e acompanhar o calendário vacinal infantil são medidas fundamentais para garantir a saúde da população brasileira. Graças aos esforços de vacinação, o Brasil já conseguiu erradicar doenças como a poliomielite e a varíola.


Conheça a Fiocruz

A Fiocruz é a fundação brasileira responsável pela produção de vacinas. Hoje, a entidade consegue garantir a autossuficiência do Brasil em vacinas do calendário básico de imunização.

As doses das vacinas são produzidas no Complexo Tecnológico de Vacinas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Neste centro, a Fiocruz produz as vacinas contra febre amarela, meningite A e C, poliomielite, tríplice viral, entre outras.


Vacinas Especiais

Além das vacinas que são aplicadas na população com o intuito de prevenir doenças, também existem vacinas que precisam ser tomadas em situações especiais, como no caso de viagens para regiões onde ainda exista o risco de transmissão de algumas enfermidades. Sendo assim, antes de qualquer viagem nacional ou internacional, consulte as exigências de vacinação para manter-se protegido.

Leia também! Assuntos relevantes