A Hidrografia Nordestina

A Hidrografia Nordestina

Por

A região nordeste do Brasil apresenta uma certa escassez quando é assunto é recursos hídricos. As bacias hidrográficas do Nordeste correspondem apenas a 18% do total das bacias brasileiras. Esse número coloca a região nordeste como a terceira maior hidrografia do país.

A hidrografia nordestina é considerada intermitente e irregular. Muitos rios da região estão sujeitos às alterações do clima semiárido.


Leia também:
Região Nordeste do Brasil
Agricultura do Nordeste


Aproximadamente 72% do território da Região Nordeste se encontra no polígono das secas. Vamos conhecer as principais bacias hidrográficas da região nordeste:

Bacia do São Francisco – A principal bacia da região é formada pelo rio São Francisco e seus afluentes. Essa bacia é explorada para a pesca e para a produção de energia elétrica. A Bacia do São Francisco passa pela Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Bacia do Parnaíba – Essa é a segunda bacia hidrográfica mais importante da região nordeste. Ela passa por Piauí, Maranhão e Ceará.

Bacia do Atlântico Nordeste Oriental – Essa bacia passa pelos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Os rios principais são o Jaguaribe, Piranhas-Açú, Capibaribe, Acaraú, Curimataú, Mundaú, Paraíba e Una.

Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental – Essa bacia fica entre o nordeste e o norte do Brasil. Ela está situada principalmente no estado do Maranhão.

Bacia do Atlântico Leste – Essa bacia se encontra dividida entre 2 estados do Nordeste, Bahia e Sergipe; e dois estados do Sudeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Leia também! Assuntos relevantes