A Civilização Persa

A Civilização Persa

Por

A Civilização Persa viveu por volta de 2000 a.C, e habitou a região onde hoje está localizado o Irã. Essa civilização representou o maior império da Antiguidade Oriental.

Durante o império Persa, povos como os semitas, os hititas, os egípcios e os gregos foram vassalos dos reis persas. Os persas controlavam toda a região e formaram um reino que conquistou todo o Oriente, desde a Mesopotâmia, até o Egito.

O Império Persa de Ciro – O Grande, foi um dos mais poderosos. No entanto, depois da morte do rei, o reinado passou para o controle de Dario I que dividiu o grande império em 20 províncias.

Os persas eram conhecidos por impor sua dominição política aos demais povos. Na estrutura política dessa sociedade, cada província era governada por um líder chamado de Sátrapa.

A civilização persa trabalhava com o comércio. Ela foi responsável por abrir muitas estradas para estimular a prática comercial nas cidades do império.

As principais cidades persas eram: Susa, Persepolis, Babilônia e Ecbatana. A moeda única utilizada pela civilização para as transações comerciais era o Dárico, cunhada em prata ou ouro.

Os persas, inicialmente, adoravam diversos deuses, mas porteriormente passaram a seguir uma religião monoteísta, o Zoroastrismo. Nessa crença, Ormuzd Mazda era o único e verdadeiro Deus.

O império persa entrou em colapso quando tentou dominar os povos da Grécia. O rei Dario I incentivou as Guerras Medicas, onde os Persas sofreram sucessivas derrotas.

Assim, a civilização persa não conseguiu controlar os povos gregos e acabou sendo destruída. Em 332 a.C. o Império Persa foi extinto.

Leia também! Assuntos relevantes