7 de setembro de 1822

7 de setembro de 1822

Por

O dia 7 de setembro de 1822 é um marco da história brasileira. Você sabe o que aconteceu nesta data? Se a sua resposta foi a Independência do Brasil de Portugal, você acertou!

A independência é um dos fatos históricos de maior relevância para o nosso país. A data simboliza o fim do domínio português e o início de uma nova fase de desenvolvimento da nação, com a esperada autonomia política, tão almejada por movimentos de independência, como a Inconfidência Mineira.


Como aconteceu a Independência do Brasil?

O processo de independência teve início em 9 de janeiro de 1822, quando D. Pedro I recebeu uma carta de Lisboa que exigia seu imediato retorno para Portugal. Contudo, D. Pedro se recusou a voltar para a corte portuguesa, caracterizando o famoso “Dia do Fico”, no qual proclamou a célebre frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."


O processo de Independência do Brasil

Vários movimentos lutaram pela Independência do Brasil. Depois do “Dia do Fico”, esse sonho começou a se tornar realidade. D. Pedro iniciou a preparação do caminho para proclamar a independência e logo convocou uma Assembleia Constituinte.

O príncipe passou a incentivar o povo a exigir a independência de Portugal. Durante uma viagem a Minas Gerais e São Paulo, D. Pedro recebeu um comunicado de Portugal que anulava a Constituinte.

Ao receber esta nova carta, Dom Pedro estava próximo ao riacho do Ipiranga. Neste momento, inconformado com as decisões de Portugal, o príncipe levantou sua espada e gritou " Independência ou Morte!". O fato histórico ocorreu no dia 7 de setembro de 1822.

Após a independência, Dom Pedro foi declarado imperador do Brasil. Isso aconteceu em dezembro de 1822.

Em seguida, o país ganhou uma Carta Constitucional, no ano de 1824. Esse processo possibilitou o início da construção do regime republicano no Brasil.


Uma data icônica para o Brasil

O dia 7 de setembro é uma data icônica e extremamente importante no calendário nacional. A Independência do Brasil é um feriado marcado por desfiles cívicos e celebrações em todos os Estados do país.

Esta é uma data para celebrar o rompimento dos laços coloniais com Portugal e para comemorar o início de uma história própria para o Brasil, sem influências externas.

Vale destacar mais uma vez que a independência foi o resultado de uma intensa luta política e social no país. Para lembrar a data, vários monumentos foram construídos em homenagem ao processo de independência e à nacionalidade. Um exemplo marcante é a estátua de D. Pedro I, localizada na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Outro símbolo da independência é o Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

As comemorações da independência ganharam força no país a partir de 1922, na ocasião do Centenário da Independência. Neste mesmo ano, o Brasil ganhou seu Hino Nacional.

Leia também! Assuntos relevantes