10 Anos do Ataque Terrorista de 11 de Setembro

Em 11 de setembro desse ano os maiores atentados terroristas contra os Estados Unidos vão completar 10 anos. Foram quatro ataques suicidas com aeronaves comerciais planejados contra centros de grande importância para o país: a Casa Branca, o Pentágono e o World Trade Center. Três aviões conseguiram atingir seus alvos. Duas aeronaves colidiram com as torres gêmeas do World Trade Center e uma acertou o Pentágono.

Os ataques foram promovidos pelo grupo terrorista islâmico Al-Qaeda. O líder do grupo era Osama Bin Laden, morto esse ano. Ao todo 2996 pessoas morreram nos atentados. As imagens dos aviões acertando as torres foram chocantes. O mundo assistiu aturdido às cenas que só apareciam no cinema acontecendo na vida real.

As vítimas, em sua maioria, eram de civis de mais de 70 países. 19 sequestradores foram empregados pelo grupo terrorista para a missão. Logo que o primeiro avião acertou a primeira torre equipes de televisão passaram a transmitir ao vivo o desesperado resgate promovido pelas autoridades americanas. Logo o segundo avião se chocou com a outra torre aumentando mais a dor e o desespero mundial.

No local foi feito um memorial às vítimas e está sendo construído um novo complexo comercial. O Pentágono foi restaurado. Todos os Estados Unidos tiveram sua segurança reforçada. O país então declarou guerra ao terror em conjunto com seus aliados.

Porém, as autoridades dos EUA estão preocupadas com novos ataques nesse ano para retaliar a morte de Osama Bin Laden e marcar os 10 anos dos ataques inesquecíveis. Agora a arma utilizada pelos terroristas poderia ser avião de pequeno porte.

A segurança no país está extremamente reforçada. Os aliados dos EUA também estão em alerta para possíveis ataques terroristas.

Juliana Miranda – Equipe do GrupoEscolar.com