O voleibol é um dos esportes mais populares do mundo. No Brasil, as seleções feminina e masculina acumulam diversos títulos importantes no cenário internacional, como títulos olímpicos e campeonatos mundiais.

Também chamado de vôlei, o esporte é praticado em equipe e em uma quadra dividida por uma rede. Cada equipe participante de uma partida joga com seis atletas. O principal objetivo é fazer com que a bola passe para o lado do adversário e toque o chão.

O voleibol é uma modalidade olímpica. Existem variações do jogo, como o vôlei praticado em quadras abertas, quadras fechadas, vôlei na praia e adaptado para portadores de deficiência física. O esporte tem regulação pela Federação Internacional de Voleibol.

Ao todo, são 12 jogadores em quadra em cada partida. Outros seis jogadores ficam no banco de reservas.


Quando o voleibol chegou ao Brasil?

O voleibol é um esporte que chegou ao Brasil ainda no século XX. No princípio, o esporte era praticado majoritariamente por mulheres. Com o passar dos anos, a modalidade se popularizou e ganhou times oficiais tanto no feminino quanto no masculino.

Em 1984, a seleção brasileira masculina de voleibol ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos. Foi a partir deste ano que o esporte começou a se tornar forte no Brasil. Um jogador marcante na história da seleção brasileira foi Antônio Carlos Moreno, que jogou por 21 anos e defendeu o país em 366 partidas.

Seleção Brasileira Prata da Casa, Jogos Olímpicos de Los Angeles, Estados Unidos
A seleção brasileira masculina de voleibol, prata em Los Angeles, nos EUA, 1984

O vôlei é um dos esportes coletivos mais adorados pelo povo brasileiro. Nosso país conquistou, com o time masculino, a medalha de ouro olímpica em 2004. Já em 2008, a seleção feminina de vôlei ganhou a primeira medalha de ouro em jogos olímpicos.

Um dos principais palcos do vôlei no Brasil é o conhecido Ginásio do Mineirinho, localizado em Belo Horizonte.

Ginásio do Mineirinho, Belo Horizonte

Seleção Brasileira Feminina de Vôlei
Crédito da imagem: Brasil.gov


A história do voleibol

O voleibol é um esporte que nasceu no ano de 1895, nos Estados Unidos. A modalidade foi idealizada por William George Morgan, então chefe da área de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços). A ideia era criar um esporte que tivesse baixo contato físico, a fim de evitar lesões nos jogadores. A data oficial da criação do voleibol foi 9 de fevereiro de 1895. A versão do voleibol de praia surgiu em 1920, como uma derivação do voleibol oficial.

William George Morgan
William George Morgan

A Federação Internacional de Voleibol foi criada em 1947 e, finalmente, em 1964, a modalidade passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos.

Vôlei de Praia
Vôlei de Praia


Esquemas táticos e fundamentos do voleibol


Seleção Brasileira Masculina de Vôlei

  • As regras e fundamentos do voleibol são bastante claros. Cada time precisa ter um técnico e 12 jogadores. Cada partida conta com 5 sets, e não há um tempo definido para cada set. O objetivo é que se alcance os 25 pontos, com uma diferença de, pelo menos, dois pontos.
  • Caso as equipes empatem no final do set em 24 x 24, a partida deve continuar até que uma das equipes alcance uma diferença de dois pontos. O jogo começa com o saque. Com a bola em jogo, cada equipe só pode tocar três vezes na bola. Quem vence três sets leva a partida.
  • As principais posições do voleibol em quadra são rede, linha de trás e levantador. Os jogadores fazem uma rotação na quadra. Os principais movimentos e fundamentos básicos em quadra são saque, passe de bola, ataque, levantamento e bloqueio.
  • As faltas do jogo incluem a proibição dos dois toques consecutivos na bola pelo mesmo jogador, a proibição dos quatro toques entre a equipe antes de enviar a bola para a quadra do adversário, além da rotação inadequada, jogar a bola na rede e invadir a quadra do time adversário.


Veja também:

As finalidades e os objetivos da educação física escolar

Leia também! Assuntos relevantes