Pronomes Indefinidos

Os pronomes são uma classe de palavras que fazem referência a um nome. Nome, por sua vez, é um substantivo. Os pronomes indefinidos são alguns tipos de pronomes que são usados para fazer referência a um nome, mas que não transmitem a informação completa, ou seja, o sentido fica bastante vago, o discurso não fica fechado.

Em geral, a referência à qual o pronome indefinido faz sua menção é realizada na 3.ª pessoa do discurso. Fica difícil de identificar quem ou o quê faz parte do discurso ou da ação. Veja no exemplo?

Todos conseguem explicar o problema para o diretor?

Todos é um pronome indefinido e, por sua característica, não é suficiente para determinar uma pessoa, é vago e genérico, pois todos podem ser eu, você ou mais alguém, ou todos juntos, não é mesmo?

O mesmo acontece no exemplo abaixo:

Alguém trouxe dinheiro para pagar o táxi?

Alguém é o pronome indefinido apresentado no enunciado acima. Você, caro leitor, sabe dizer quem é esse alguém ao qual o enunciado se refere? Tomara que não sejamos nós, já que o assunto parece ser dinheiro!

Outro exemplo muito comum é este abaixo:

Fico satisfeito com qualquer sabor de sorvete.

Já imaginou, como ficaria difícil para um sorveteiro, escolher entre 50 tipos de picolés, qual deles deixaria você mais feliz?

Os pronomes indefinidos existem justamente para facilitar a comunicação. Porém, quando empregados de maneira irregular, dificultam o entendimento.

Quais são os tipos de pronomes indefinidos?

Os pronomes indefinidos podem ser classificados de duas maneiras:

Os variáveis são aqueles que mudam de gênero e número, como no caso de alguns, alguma, algumas, nenhum e nenhuma. Existem muito mais exemplos, como todos, todo e todas, muito ou muitos, pouco e poucas, etc…

No caso dos pronomes indefinidos invariáveis, só existe uma forma. Veja abaixo:

Locuções pronominais com equivalência ao pronome indefinido

O pronome indefinido também pode estar inserido por meio de uma locução pronominal e, neste caso, tem o valor idêntico. Veja os casos: