Oriente Médio

O Oriente Médio é uma região que abriga países da África e Ásia. São cerca de 270 milhões de habitantes, em sua maioria árabes. Algumas cidades muito famosas e importantes historicamente, culturalmente, politicamente e economicamente estão localizadas no oriente médio, tais como:

A região, historicamente, é marcada por diversos conflitos. A área é cercada por diversos mares, entre eles Mar Negro, Vermelho, Arábico e Mediterrâneo.

Quais são os países que formam o Oriente Médio?

Como é o clima no Oriente Médio?

No Oriente Médio, os climas que predominam são desértico e semiárido, com altas temperaturas e poucas chuvas. A umidade relativa do ar é muito baixa. A região abriga dois desertos muito importantes, o Saara, localizado no Egito; e da Arábia, que fica na Península Arábica.

No Oriente Médio, a vegetação é pouco expressiva, apenas com algumas gramíneas, poucas árvores que apresentam raízes bastante profundas e diversos cactos, além de estepes e pradarias. No litoral, é comum encontrar vegetação mais farta.

Rios mais conhecidos do Oriente Médio

Os rios mais famosos do Oriente Médio são: Eufrates, Nilo, Tigre e Jordão. Os principais são o Tigre e o Eufrates, localizados na região conhecida como Crescente Fértil. Além deles, merecem destaque também o rio Jordão e o rio Nilo.

Cultura religiosa do Oriente Médio

A religião é, desde sempre, determinante na cultura do Oriente Médio. A região é o berço de diversas vertentes religiosas, entre elas judaísmo, cristianismo e islamismo. Os templos mais famosos são Jerusalém e Meca.

Cúpula da Rocha

A Cúpula da Rocha, um dos lugares sagrados de Jerusalém, é um exemplo da arquitetura islâmica. É uma região muito diversa que abriga várias etnias, sendo que a mais destacada é a árabe. Isso faz com que o local seja um amplo complexo cultural.

Economia no Oriente Médio

O Oriente Médio tem uma grande importância na economia mundial, principalmente porque concentra grandes reservas de petróleo e áreas de extração e exploração de pedras preciosas.

Os principais exportadores de petróleo da região são os seguintes:

Além destes segmentos, também movimentam a economia a agropecuária e o turismo, principalmente o religioso e histórico.

Guerras e conflitos do Oriente Médio

A região com mais conflitos do mundo é o Oriente Médio, sendo a maioria deles com base em disputas de terra ou motivações religiosas. Na maioria dos conflitos, os próprios países da região estão em combate para conquistar novas áreas e ampliar território.

Depois da Primeira Guerra Mundial, o confronto entre judeus e árabes se intensificou. Após a Segunda Guerra Mundial, houve a divisão da Palestina, uma parte para a população árabe e outra para os judeus.

Porém, o território dos judeus é maior do que o dos árabes (57% contra 43%). Em 1948, foi criado o Estado de Israel pelos judeus. Houve guerra entre árabes e judeus, sendo que Israel ganhou e acabou ampliando o seu território em 20%.

Os conflitos também existem entre israelenses e palestinos na faixa de Gaza, assim como entre xiitas e sunitas, muçulmanos que apresentam origens religiosas e interesses políticos diferentes.

Sem dúvida, esse ainda tem sido um dos maiores motivos para os duradouros conflitos sobre conquista de territórios na região. Merece destaque a faixa de Gaza, local disputado entre palestinos e israelenses. As guerras também são frequentes na região, como a Guerra do Iraque, Guerra do Golfo, Guerra da Síria, entre outras.

Assuntos Relacionados: