O Fim da Guerra do Iraque

Em 2011 o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou o fim da guerra no Iraque. A medida cumpre uma promessa de campanha de Obama.

A guerra, que durou quase 9 anos, custou milhões de dólares aos EUA e levou cerca de 180 mil soldados ao Iraque, sendo que mais de 4 mil soldados americanos morreram durante os confrontos.

A declaração de Barack Obama põe fim à presença militar dos EUA no país do Médio Oriente. No entanto, cerca de 30 mil soldados norte-americanos ainda se encontram no Iraque.

A retirada completa das tropas americanas do território iraquiano deve acontecer até o fim de 2011. Uma vez concluída a Guerra do Iraque, os americanos ainda levarão adiante a retirada já iniciada das tropas mobilizadas no Afeganistão, algo previsto para terminar em 2014.

A Guerra do Iraque começou com uma invasão no dia 20 de março de 2003 com o objetivo de derrubar o regime de Saddam Hussein.


O Fim Oficial da Guerra do Iraque


O Fim Oficial da Guerra do Iraque

No dia 15 de dezembro de 2011 uma cerimônia que aconteceu em Bagdá marcou o fim oficial da guerra do Iraque. O conflito durou mais de oito anos, com a permanência de tropas americanas no país.

Os governos dos EUA e do Iraque já haviam assinado em 2008, o acordo que estipulava que as tropas estrangeiras deveriam deixar o país do Oriente Médio até o dia 31 de dezembro de 2011, mas a data foi adiantada em duas semanas pelo presidente americano Barack Obama.

Segundo a imprensa americana, apenas 150 soldados devem permanecer no país para proteger o complexo da embaixada americana em Bagdá e seus funcionários e diplomatas.

Com o fechamento do quartel-general do Exército americano em Bagdá, foi colocado um fim definitivo na guerra do Iraque, que resultou na derrubada e morte de Saddam Hussein.

A estimativa de fontes oficiais apontam que a guerra do Iraque tenha matado cerca de 4.500 soldados americanos e 60 mil iraquianos. O conflito custou mais de US$ 1 trilhão.

Leitura relevante:
Causas da Guerra no Iraque
Saddam Hussein
Iraque
Conflito do Irã - Iraque
Oriente Médio

Leia também! Assuntos relevantes