O Mar dos Sargaços - O único mar do mundo sem costa

O Mar do Sargasso é uma região única do planeta, porque é o único mar que não tem costa e também contém características biológicas que o tornam incomparável. Está localizado ao norte do Oceano Atlântico, na área entre a América do Norte, América do Sul, África e Europa. Você sabe de onde vem o nome e o que caracteriza esse lugar? Descobriremos a seguir!

Mar dos Sargaços

Um lugar cheio de algas marinhas

Este lugar é chamado de Mar dos Sargaços por causa de uma espécie de alga encontrada abundantemente nesta região: o sargasso. Navegadores portugueses batizaram o mar com esse nome, depois que essas algas formaram grandes grupos que até mesmo freavam os barcos. 

alga sargasso

Esta área é silenciosa e costuma abrigar poucas correntes e pouco vento, o que dificultou a navegação nesta área. Isso, somado à quantidade de algas que impediam os barcos de se moverem, transformou a área em um lugar ao qual se associavam histórias de mistérios no alto mar.

O Mar dos Sargaços é um espaço que abriga uma comunidade natural única e nele existem cerca de um milhão de toneladas de biomassa de acordo com vários estudos. Nele existem muitas espécies de animais e plantas e até algumas delas são únicas neste lugar. 

As algas do gênero Sargassum atraíram muitas espécies para este lugar. Além desta biodiversidade, esta área é de grande importância para as enguias americanas e europeias, uma vez que elas chegam a esta área para desovar e é no Mar dos Sargaços onde os seus jovens crescem.

Leia também! Assuntos relevantes