O que a topografia estuda?

O termo topografia é composto de dois elementos lexicais. Primeiro, encontramos topo, que significa lugar ou território. Em segundo lugar, localizamos a ortografia, neste caso com um significado diferente, como escrita, tratado ou descrição.

Então, você já pode imaginar que a topografia é a ciência que estuda a superfície da Terra, com suas formas, com seus detalhes e com qualquer tipo de manifestação, seja ela artificial fictícia ou natural.

Em resumo, é um ramo que estuda qualquer processo que faça a superfície da Terra ter seus traços característicos que são então transferidos para um gráfico representado no papel, embora hoje também haja muito computador e tela de dispositivo móvel que representa a topografia.

O trabalho da topografia

Curvímetro

Artigos relacionados

Obviamente, o trabalho nesse ramo da ciência é mais complexo do que refletir no plano as particularidades da superfície. No entanto, para alcançar tal uma coisa, agrimensores fazem o uso de três sistemas dimensionais com três eixos, que são X, Y e Z.

Curvas de Nível

Em um mapa topográfico, poderemos observar as elevações do terreno, que são chamadas de curvas de nível e que atuam como uma conexão pontual com uma elevação similar, para a qual o plano é usado como referência.

Carta topografica, Mapa topografico do Afeganistão

A atividade e o trabalho do agrimensor são bastante complicados. É necessário considerar que, para serem capaz de realizar o estudo de um terreno, eles devem ser movidos para o local concreto para analisá-lo com uma instrumentação adequada. Mas nem todos são facilmente acessíveis, por exemplo.
Eles também desenvolvem mapas nos quais dados coletados em um laboratório são transferidos, o que inclui muita interpretação científica.

Também deve ser acrescentado que eles usam instrumentos conhecidos como estações totais, responsáveis ​​por coletar dados. Com isso, eles podem medir concretamente os ângulos horizontais e verticais. Uma vez conhecidas as coordenadas de localização da estação, outras coordenadas tridimensionais de todos os pontos podem sempre ser identificadas.

Estação total

Ou seja, os inspetores são responsáveis por oferecer mapas físicos e geográficos em superfícies planas, mostrando aumentos e reduções de terra e usando a geodésia que é a ciência matemática que determina a forma e magnitude de qualquer fenômeno no mundo para que você possa representar este mundo geologicamente em um plano.

Mapa antigo de São Paulo de 1868 e Topografia de Santos
Mapa antigo de São Paulo do ano de 1868 e Topografia de Santos